Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Nossa Senhora Aparecida

Sem resposta do poder público, moradores promovem melhorias em bairro de Fraiburgo

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida, em Fraiburgo, começaram neste mês de maio a promover voluntariamente melhorias em um parque infantil do bairro, localizado ao lado do CEI Amábile de Carli Brandalise.

Publicidade / Apoie o Jornalismo Comunitário em Fraiburgo e região.

Luiz Carlos Gonçalves e Tatiane Bartolomeu, respectivamente presidente e assessora especial da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, contam que tomaram a decisão de restabelecer as condições de uso do parque infantil após acionarem a Prefeitura e não obterem uma resposta de que o espaço de lazer para crianças do bairro seria reformado pelo poder público. “Conversei com a prefeita Claudete Gheller em abril e ela me disse que não podia realizar a reforma”, disse Luiz, popularmente conhecido como Lampião.

Os moradores então se uniram para restabelecer o que chamam de único espaço de lazer destinado a crianças do Nossa Senhora Aparecida. Uma primeira ação no parque teve início no último dia 20 de maio, quando um grupo de doze pessoas promoveu no lugar uma limpeza e um corte na grama.

“Esta foi a primeira etapa e esperamos realizar outras assim que parar de chover e o tempo melhorar”, disseram Luiz e Tatiane à reportagem do Jornal Caboclo no domingo (28 de maio).

Segundo Luiz, em aproximadamente 13 anos de existência, o parque nunca recebeu uma reforma. “Se ninguém fizer nada, nada acontece. Alguém tinha que ia à luta”. Em funcionamento, afirma o presidente da Associação de Moradores, “o parque poderá ajudar a tirar as crianças das ruas” e servirá como “um espaço de lazer no bairro”. Para Luiz, os aparelhos de diversão do lugar estão “99% quebrados”.

Considerado um dos mais populosos de Fraiburgo, depois do bairro São Miguel, que fica ao lado, o Nossa Senhora Aparecida tem uma população estimada de duas mil pessoas.

Publicidade / Apoie O Jornalismo Comunitário em Fraiburgo e região.

Visita à Florianópolis

Luiz e Tatiane relataram ainda que fizeram uma viagem no início do mês para Florianópolis, “paga do próprio bolso”, com o propósito de encontrar uma solução para o caso do parque infantil e para tratar de outras reivindicações – algumas delas, históricas – da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida.

Os moradores visitaram a Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) no dia 8 de maio. Lá, teriam entrado em contato com deputados e a eles expostos suas reivindicações. Entre elas, a que trata da necessidade de regularização de 554 lotes do bairro Nossa Senhora Aparecida, que estariam em nome do poder público. A pavimentação e a tubulação de vias públicas do bairro e a reforma do parque infantil também foram discutidos no encontro da Alesc.

No caso específico do parque infantil, ficou entendido das conversas entre representantes da Associação de Moradores e deputados estaduais, que mesmo um recurso encaminhado à prefeitura, não a obrigaria de investir na reforma do espaço de lazer e recreação.

“A intenção [com as nossas reivindicações] não é provocar a prefeitura, que isso fique bem claro. Mas destacar que se a gente se unir a gente pode fazer a diferença”, disse Tatiane.

Fotos: Divulgação.

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos  de possíveis correções.

Publicidade / O Jornal Caboclo apoia esta ação.
Publicidade / O Jornal Caboclo apoia esta ação.

 

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial