Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Política e Segurança Pública

Lei de Regularização Fundiária aproxima moradores do Nossa Senhora Aparecida de escrituras

A Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, em Fraiburgo, publicou na sexta-feira (21 de julho), em sua página eletrônica no Facebook, uma mensagem em que celebra a publicação e sanção pela Presidência da República da Lei 13.465, que dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana.

A Lei 13.465 entrou em vigor no dia 11 de julho de 2017. Em seu art. 9º está disposto, conforme destaca a página da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida: “ficam instituídas no território nacional normas gerais e procedimentais aplicáveis à Regularização Fundiária Urbana – Reurb, a qual abrange medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes”.

Com aproximadamente dois mil habitantes, o bairro Nossa Senhora Aparecida possui, conforme cálculo da Associação de Moradores, 554 lotes em situação dita irregular.

Publicidade / Jornal Caboclo

A expectativa é que uma reunião para tratar do assunto seja agendada nos próximos dias e autoridades políticas do município de Fraiburgo sejam convidadas a participar de discussões e de buscas de soluções ou ações concretas.

Ainda conforme citação da página da Associação de Moradores, “agora, sem velhas desculpas, vamos convidar os agentes políticos de nosso município para uma posição e esclarecimentos quanto a aplicabilidade deste dispositivo legal!!!! Convidamos ainda, os moradores dos bairros que não possuem a devida regularização fundiária!!!!——-ASSIM QUE CONFIRMADO A DATA, HORÁRIO E LOCAL, SERÁ POSTADO O CONVITE NESTA PÁGINA——–“.

“Quase 20 anos de luta”

Tatiane Bartolomeu, amiga especial da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, usou a página do Facebook para expor a sua opinião sobre o assunto e também para pontuar uma cobrança ao poder público, que tem responsabilidades acerca do caso.

Em comentário a respeito da publicação na página da Associação de Moradores, Tatiane cita ainda uma luta “de quase 20 anos” de famílias do bairro que almejam a regularização de suas moradias.

Segue a íntegra do texto de Tatiane:

Depois de quase 20 anos, a comunidade do bairro Nossa Senhora Aparecida volta a ter esperança em relação às suas tão sonhadas escrituras. Depois de uma tentativa frustrada do Lar Legal, onde a maioria das ações, acabaram sendo “extintas sem resolução do mérito”, ou seja, seu objeto não chegou a ser analisado, eis que entra em vigor a Lei 13.465, que dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana. Com essa informação, participamos da última audiência do Plano Plurianual de Fraiburgo, eu, Sr. Luiz Gonçalves e nossa amiga Mariza Vaz, nessa reunião pedimos para incluir, na Secretaria de Ação Social a Regularização Fundiária!!!! Ou seja, fizemos nossa parte, mais uma vez!!!! Iremos agora, aguardar o apoio dos agentes políticos do Município para que esse sonho de anos, da comunidade do bairrro Nossa Senhora Aparecida, se torne realidade!!!!!

Imagem de reprodução
Imagem do bairro Nossa Senhora Aparecida, em Fraiburgo. (Foto: A. M. B. N. S. A./Arquivo)
Imagem do bairro Nossa Senhora Aparecida, em Fraiburgo. (Foto: A. M. B. N. S. A./Arquivo)

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos  de possíveis correções.

Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial