Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Esportes e Cultura

Sem apoio do município, atletas de Fraiburgo participam do Brasileiro de Arco Balestra

João Lenon Rodrigues e Elizeu Dias da Silva, atletas de Arco Balestra e moradores de Fraiburgo, vão participar do Campeonato Brasileiro da modalidade programado para este sábado (19 de agosto) e domingo (20 de agosto), na cidade de Brasília, Distrito Federal.

O último campeonato disputado pelos atletas foi o Estadual disputado na cidade de Fraiburgo, quando Lenon conseguiu atingir 505 pontos e Elizeu 470. Com a conquista, na ocasião, do primeiro e segundo lugares no estadual, respectivamente, os atletas alcançaram a média para participar da disputa nacional, onde competirão na prova indoor – 18 metros.

Apoio / Jornal Caboclo

O embarque dos atletas rumo à Capital federal ocorreu na quinta-feira (17 de agosto). Lenon encaminhou mensagem à reportagem do Jornal Caboclo antes da partida e contou um pouco da expectativa sobre a participação no evento esportivo de nível nacional: “Eu, recordista brasileiro e meu amigo Elizeu, vamos representar Santa Catarina neste campeonato. Estamos bem confiantes, foram muitos meses de preparação e treino e o objetivo é o primeiro e segundo lugares”, destacou.

Os dois primeiros colocados da disputa nacional vão representar o Brasil no Mundial da categoria. “Nós temos grandes possibilidades de conquistas neste evento”, disse Sabino Fantin, presidente do Clube de Arquearia Fraiburgo.

Atletas não recebem apoio e representante de Clube critica Prefeitura

A ida de Lenon e Elizeu até Brasília está sendo bancada com recursos próprios. A falta de apoio e atenção da Prefeitura com a modalidade esportiva foi objeto de relato de Sabino Fantin, membro da Clube de Arquearia Fraiburgo.

Fantin disse à reportagem do Jornal Caboclo que a Fundação Municipal de Esportes – FME de Fraiburgo e a “Prefeitura não ajudaram” Lenon e Elizeu “em nada”, para a participação no evento nacional.

Fantin ainda destacou que um assessor da Prefeitura de Fraiburgo não permitiu uma reunião dele com a Prefeita Claudete; segundo o representante do Clube de Arquearia Fraiburgo, o assessor da Prefeitura teria dito que “o esporte deles é supérfluo e que a Prefeitura não apoiaria com nada”.

Sobre a modalidade esportiva

Arco Balestra, também conhecido como besta, foi uma arma militar que surgiu na Europa.

O Arco Balestra é semelhante ao arco e flecha. A diferença está na sua forma de carabina que aciona o gatilho, que dispara flechas ou setas.

A modalidade é composta de três provas: indoor – 18 metros; são três apitos; o primeiro arma-se o equipamento; o segundo apito faz três disparos no alvo; o terceiro encerra-se os tiros e todos os competidores se dirigem ao alvo com o juiz para a contagem dos pontos.

A segunda prova é a Forest round 3 D; é uma prova de caça, e soma-se pontos após acerto em um animal 3 D. A velocidade e a destreza são fundamentais para esta prova.

A terceira é chamada de Feelding – tiro alvo no alvo de 70 metros, sentado no chão e sobre apoio.

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos  de possíveis correções.

Publicidade / Jornal Caboclo
Apoio / Jornal Caboclo
Apoio / Jornal Caboclo
Apoio / Jornal Caboclo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial