Equilíbrio e saúde

por Luiz Coelho

Muitos problemas de saúde são evitados através do equilíbrio proporcionado pela prática do Karatê-dô. O praticante desta arte adquire através dos exercícios, maior agilidade, flexibilidade, reflexos rápidos, percepção, força, condicionamento, etc.

A prática do Karatê-dô está inteiramente ligada a forma correta de respiração e utilização do corpo. A respiração abdominal, claramente utilizada nestes exercícios, trabalha, ajustando as funções de todos os órgãos do corpo: circulação sanguínea, aparelho excretor, sistema linfático, glândulas, sistema nervoso, aparelho digestivo, sistemas cardiovasculares e órgãos sensoriais.

É através da correta respiração que o homem consegue dominar as emoções e dela depende o funcionamento de todo o sistema orgânico do corpo. Se bem orientado, o Karatê-dô produz uma série de benefícios à saúde do praticante, em especial a criança em fase de crescimento.

______

Leia também outros textos da série “Karatê-dô reflexão”:

______

Sobre o autor: Luiz Coelho é instrutor e estudante de Karatê-dô há 28 anos; é ainda militante social na Região do Contestado, em especial, nos municípios de Fraiburgo, Lebon Régis, Timbó Grande e Santa Cecília.

P. S. : Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos  de possíveis correções.

Apoio / Jornal Caboclo
Apoio / Jornal Caboclo
Apoio / Jornal Caboclo
Apoio / Jornal Caboclo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial