Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Geral

Incêndio entristece o Contestado – Por Edison Porto

Tristeza no início da temporada em Fraiburgo, o Biz Hotel pegou fogo, quase atingindo o Hotel Renar

Por Edison Porto

No final da tarde da terça-feira, 6-fev-2018, imagens de um incêndio chegavam pelo “whatsapp” e rapidamente foram se espalhando não só na região do Contestado mas por todo o Brasil. Era no Biz Hotel, de construção mais recente e que compartilha parte da estrutura física do Renar.

Era visível a profunda tristeza e preocupação nas pessoas que conhecem a cidade de Fraiburgo. Foram muitas fotos, filmes e até mesmo uma filmagem com “drone” sobrevoando o incêndio. Quem já esteve por lá rapidamente reconhecia que o Hotel Renar estava ameaçado. Com a facilidade da internet na telefonia celular muitas pessoas fazem o papel de repórteres de um acontecimento em tempo real viralizando imagens que ficam sem a autoria registrada.

Foi um verdadeiro choque que se justifica dada a importância do Hotel Renar para a cidade de Fraiburgo. A reportagem do Jornal Caboclo, num encontro informal, conversou com o Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico Luiz Zanella e percebeu a sua tristeza com a perda que este importante atrativo turístico sofreu com este incêndio, afinal recebe não só turistas de todas as cidades da região, mas até mesmo de outros estados e do estrangeiro. Além é claro dos hóspedes que viajam a negócios para a cidade. Este tipo de investimento costuma ser caro e as perdas materiais podem ser relevantes não só para seus proprietários, porque ele gera divisas para o município.

Aliás, muitas pessoas conheceram Fraiburgo a partir da atração do Hotel Renar inserido numa bela paisagem com ajardinamento muito bem cuidado.  A sua parte frontal que felizmente não foi atingida pelas chamas é um verdadeiro emblema para a cidade daí a comoção de todos.

Felizmente não houve vítimas fatais, segundo informou o Corpo de Bombeiros Militar de Fraiburgo, além da guarnição de serviço em Fraiburgo foi deslocado também o pessoal administrativo e solicitado o apoio dos bombeiros de Videira, que chegaram já com o incêndio em grandes proporções. De imediato foram resgatadas 4 vítimas.  Duas delas com a utilização de escada.

Com o avanço rápido das chamas a estratégia foi evitar a propagação do incêndio para o Hotel Renar propriamente dito, bem como para outro estabelecimento existente em frente ao Biz Hotel.

A nota dos bombeiros, informou também que durante o combate às chamas vieram guarnições de toda a região em apoio às equipes locais, assim como brigadas de empresas de Fraiburgo e da cidade vizinha Monte Carlo deram seu apoio na ocorrência. Foi um verdadeiro mutirão solidário que contou com bombeiros militares que estavam de folga, bombeiros comunitários e componentes do Comando de Curitibanos. Estima-se que foram utilizados 50.000 litros de água neste combate.

Os bombeiros tiveram o cuidado de verificar com a gerência do Biz Hotel a relação de hóspedes registrados no momento do incêndio. Eram 17 pessoas, a maioria transferidas para o Hotel Fraiburgo. Na conferência não se encontrou a localização de 5 hóspedes que foram procurados em seus apartamentos e nos elevadores, ninguém sendo encontrado. O local foi isolado e recomendado para que a rede de energia dos dois hotéis não fosse religada.

As apurações sobre as causas do incêndio deverão sair num Laudo pericial em cerca de 30 dias.

Imagens recebidas pelo “whatsapp” chocaram e provocaram profunda tristeza:

____________________________________

Sobre o autor:

Edison Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo. Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis e da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_______________________________________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial