Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Esportes e Cultura

Uma noite no Museu do Contestado, escreve Edison Porto

Estudantes de Lages passam a noite no Museu do Contestado em Caçador

Por Edison Porto

Aprender história passando a noite num Museu é uma atividade que as crianças e jovens fazem na cidade de Caçador, em Santa Catarina. É uma atividade lúdica proporcionada pelo Museu Antropológico da Região do Contestado.

Na noite do dia 18 de maio de 2018, um ônibus que partiu da cidade de Lages (SC), chega, por volta de 19:20h, ao “Strike 151 Bowling”, o único Boliche existente na região do Contestado, que funciona em conjunto com a Pizzaria Mais Sabor. É o início da grande aventura dos vinte e oito estudantes lageanos na cidade de Caçador. Eles são alunos do Colégio Objetivo.

Os garotos e meninas se divertiram muito nas pistas de boliche, mas só depois de se deliciarem com um rodizio de pizzas, com sopa, batatas fritas, frango a passarinho e refrigerante à vontade, acompanhados do seus guias e guardiões: o Professor de História Gustavo Waltric; a guia e funcionária administrativa Lucimara da Silva e o fiscal disciplinar Elson Raizel. Quem recebeu e acompanhou a turma neste jantar foi o Sr. João Pontes, sócio administrador da Roma Tour, especializado em turismo.

Lá pelas 22h o grupo é recebido no Museu do Contestado pelo seu Coordenador, Sr. Julio Corrente que faz um rodízio com a Museóloga Letíssia Crestani que nesta noite estava de folga. É dado um tempo para os jovens se ambientarem, acomodando suas coisas no Museu. Mochilas, colchonetes e acolchoados organizados para dormirem no segundo piso da construção que imita o que teria sido a Estação de Trem Caçador que deu origem à esta cidade do meio oeste catarinense.

A primeira atividade foi uma visita guiada pelo responsável pelo Museu que faz uma apresentação detalhada de cada área do Museu, contando um pouco da história das peças em exposição, falando da Guerra do Contestado, dos primeiros habitantes da região, índios da etnia Xokleng e Kaigangue e o povo caboclo.

Depois de terem conhecido todo o Museu, veio a hora do lanche, durante a qual alguns alunos, todos de 11 anos, deram depoimentos sobre o que vivenciaram desde sua chegada ao boliche.

Sendo uma noite chuvosa não houve atividades externas, como se faz nas noites de estiagem, com brincadeiras do tipo “caça ao tesouro”, entre outras atividades nas áreas externas do Museu.

Artur Henrique gostou de ouvir histórias perto dos bonecos lá expostos com roupas da época da Guerra do Contestado. Diogo Ezequiel ficou curioso com os objetos expostos, gostou das histórias do Monge João Maria e se sentiu muito contente de estar aprendendo fora da Escola. Eduardo dos Santos gostou dos utensílio antigos, trajes e das histórias deles contadas.

No grupo das meninas fizeram comentários as garotas: Isabela Vacaria de Oliveira; Ana Julia Silveira de Carvalho; Sofia Monteiro Ramos; Sabrina Aparecida Andrade Vieira e Alana Luiza Dexheimer Paim. Como os meninos, todas muito espertas, simpáticas e desenvoltas no falar sobre suas impressões do Museu. A Ana Julia deu destaque às armas. Sofia ficou admirada com a boa conservação de objetos tão antigos. Sabrina gostou das pizzas, do boliche e das cadeiras de tortura, na verdade cadeira de barbeiro e cadeira de dentista.

Após o lanche a próxima atividade é a Contação de Histórias que o Julio Corrente faz, relembrando tempos dos seus avós. Em seguida assistem o filme “Uma noite no Museu” que certamente reforça o clima da visita que é mesmo uma noite no Museu!

Entre 3 e 4h da manhã os jovens dormem para ao amanhecer serem conduzidos ao Hotel Kindermann para o café da manhã bastante completo, e de lá partem de retorno a sua cidade, com certeza cheios de histórias para contar, parte da história do Brasil, parte das suas histórias pessoais na aventura desta noite.

Elson Raizel; Lucimara da Silva; Gustavo Waltric
Julio Corrente, pronto para a “Contação de HIstórias”

Agradecimentos ao Coordenador do Museu, Sr. Julio Corrente.

________________________________

Sobre o Autor:

Edison Costa Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo. Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO Associação Caçadorense de Imprensa, do Núcleo de Comunicação da ACIC – Associação Empresarial de Caçador e do Comtur – Conselho Municipal de Turismo de Caçador. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. É Diretor do Jornal Caboclo e criador dos Canais Imprenautas – Informação e Cultura no Youtube.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

6 thoughts on “Uma noite no Museu do Contestado, escreve Edison Porto

    • Repórter Caboclo

      Thank you for the incentive. Congratulation for your efforts making Ghana & the World better!

  • Só tenho a agradecer a Deus, por me proporcionar encontrar pessoas esclarecidas e empenhadas no desenvolvimento do turismo regional, os incansáveis batalhadores do museo, Júlio Correte, Letíssia Crestani, o Professor de História Gustavo Waltric; a guia e funcionária administrativa Lucimara da Silva e o fiscal disciplinar Elson Raizel, do Colégio Objetivo de Lages-SC e seus alunos, que pelo menos uma vez por ano visitam Caçador e o Museo Regional do Contestado, ao Nelson do Boliche e todos seus funcionários pela calorosa recepção, nesse único espaço de diversão de Caçador. Tambem não posso deixar de agradecer a Fran e sua equipe que nos recebeu para aquele tradicional, delicioso café da manhã no Hotel Brivali Eventos, com carinho um abraço a todos.

    • Repórter Caboclo

      Obrigado prezado João Pontes, é um privilégio poder cobrir atividades culturais tão interessantes como esta.

  • Repórter Caboclo, thanks a lot for the article post.Much thanks again. Fantastic.

Fechado para comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial