Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

André Jun dá dicas de como publicar com qualidade, escreve Edison Porto

Mestre em Livro Digital, especialista da Emerald Publishing, dá uma aula em forma de palestra na Uniarp Caçador

Por Edison Porto

André Jun Nishizawa, que trabalha na área de Apoio a Autores, da editora inglesa Emerald Publishing, de forma alegre, desinibida e bastante clara, apresentou na noite de sexta-feira (29/mar), na Uniarp Caçador, a “Oficina Guia para Publicar Emerald”.

O evento dirigido especialmente para a turma de Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade, foi organizado pela Profa. Ivanete Schneider Hahn, que além de Profª deste Mestrado, é também Coordenadora do Curso de Administração da Uniarp, assim ela aproveitou a oportunidade para convidar professores e suas turmas de Administração, Farmácia e Jornalismo, ampliando sobremaneira o alcance das dicas e ensinamentos do excelente palestrante.

Conforme seu site, a Emerald Publishing Limited é uma editora acadêmica de periódicos acadêmicos e livros nas áreas de administração, negócios, educação, estudos bibliotecários, assistência médica e engenharia. Foi fundada no Reino Unido em 1967, por acadêmicos que tinham a preocupação de como publicar seus artigos. Ela tem sede em Bingley. Em 2018, Vicky Williams foi nomeada CEO¹ da Emerald Publishing.

A grande pergunta é “O que os editores buscam?” Para responder esta pergunta que o próprio André colocou para a plateia, ele enumera vários itens e abordagens que o nosso leitor poderá conferir no filme, com link abaixo, postado no Canal Imprenautas Ciência e Conhecimento, onde ele explica os seguintes aspectos:

– Originalidade e relevância; qual a contribuição do texto para a comunidade, para uma área de conhecimento, etc..

– Metodologia, as conclusões são válidas e objetivas?

– Qualidade do Texto, sua redação, argumentação.

– Implicações, no que pode resultar o texto, ou seja “E dai?” e a pergunta que se deve fazer. (Em inglês:  “So what?”).

– Referências, são recentes?  São relevantes? É interessante colocar referências internacionais.

– Internacionalidade, como tudo hoje em dia deve-se ter “Foco Global”.

– Aderência ao escopo da Editora e com os objetivos da Revista onde se pretende publicar.

– Títulos, palavras-chave (tags) e Resumo (Abstract) bem definidos.

O André apresentou várias facilidades que a Emerald Publishing apresenta aos seus assinantes/usuários, como a área de Serviços ao Autor (Author Services), onde se pode encontrar especialistas para colaborar com o artigo, por exemplo, tradutores especializados por área de conhecimento.

Foram bastante interessantes as dicas e exemplos que André deu quanto ao papel dos Revisores das Editoras, e como se deve encarar as críticas deles, sempre de forma positiva. Foi uma rica palestra-oficina, onde ele deu até dicas de como se enturmar nos eventos internacionais com autores, revisores e editores, com algumas coisas que podem não ser tão óbvias para um autor novato.

Ele passou a estatística de que todo ano se publicam cerca de 2 milhões de artigos! E terminou sua palestra com o convite:  Seja um Literati – junte-se aos mais de 4.000 autores da Emerald, e, 200 membros de comitês editoriais da América Latina. Enfatizando a sequência:

PESQUISAR > ESCREVER > SUBMETER > DIVULGAR, afinal de que vale um conhecimento se ele não for compartilhado?

Notas do Editor:

1 – CEO, ou Chief Executive Officer é uma denominação hierárquica nas empresas e organizações internacionais que pode coincidir com o cargo de Presidente, ou não, ou seja, a empresa pode ter uma pessoa ocupando o cargo de CEO, e outra no cargo de Presidente. No Brasil ela vem sendo gradativamente usada, mas até aqui, em geral se refere à mesma pessoa que ocupa o cargo de Presidente. Da mesma forma, temos o CFO – Chief Financial Officer para os diretores financeiros, além de outras denominações assemelhadas para outros cargos.

2 – E-mail do André Jun Nishizawa é ajun@emeraldgroup.com

______________________

Sobre o Autor: Edison Costa Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo na UNIARP. Técnico em Agronegócio pelo SENAR SC; Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO – Associação Caçadorense de Imprensa, do Núcleo de Comunicações da ACIC Caçador. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial