Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Instituto Inspiração em Matos Costa, SC, escreve Rivelinot Eugène

Dia da Família na Escola Dom Daniel Hostin com emoção e alegria

Por Rivelinot Eugène

No sábado, 06/abr, a convite da diretoria da E.E.B Dom Daniel Hostin, um grupo de treinadores do Instituto Inspiração, Manoel Paiva, Rivelinot Eugène, Arthur Peixer, Fábio Jr e Tiago Yaakov, organizaram várias oficinas. Uma forma para eles, através dessa estrutura, de “fazer a diferença na construção de um Estado mais forte, de um Brasil mais elevado”, segundo o Presidente do Instituto Inspiração, Manoel Paiva.

Manoel, Fábio, Yaacov e Arthur – Instituto Inspiração

Partindo de Caçador, foram numa viagem de cerca de 51 km, para Matos Costa, SC, uma pequena cidade que neste mês de abril completa 57 anos, todos animados para chegar ao seu destino, oE.E.B  Dom Daniel Hostin, e aproveitar o dia especial na vida escolar do Estado de Santa Catarina, que desde 2016 instituiu o Dia da Família na Escola. O objetivo é o envolvimento familiar, criar uma cumplicidade harmoniosa entre a escola e a família, em torno de um interesse comum: o cidadão do futuro.

Crianças atentas ao Yaacov

Às 14h15min, uma fina chuva escorria pelas folhas e trazia um frescor intenso aos rostos dos pais, educadores, alunos e de todos que se apresentaram para as atividades do Dia da Família. Neste horário, sob notas firmes de um acordeão (gaita), interpretado por Brian Queiroz, 13 anos de idade, autodidata, aluno do 8º ano, ressoou, o famoso Hino Nacional do Brasil.

Thiago Yaacov orientando as crianças

Manoel Paiva, falou com um grupo de pais sobre uma troca na interação emocional que deve estar no coração do relacionamento entre pais e filhos, uma questão fundamental na preparação dos cidadãos de amanhã. Um debate bem equilibrado por cerca de 40 minutos.

Fábio Jr interage com Pais

Numa outra sala, a atmosfera não era diferente, Fabior Jr e outro grupo de pais que estão mudando uns aos outros e, definindo a relação entre a escola, pais e alunos, a fim de aperfeiçoar o entendimento e aproveitamento entre essas três entidades (School-Parent-Students). Fabio Jr insistiu na melhoria possível da assistência dos pais aos filhos, os pais devem ter um controle rigoroso sobre as atividades escolares das crianças. Para ele, é uma maneira de ajudar as crianças a se tornarem bons cidadãos responsáveis, ensinando-as a serem organizadas.

Manoel Paiva fala para os Pais

Numa terceira sala, estava Yaakov, cheio de energia, paixão, transformando a sala em uma área de recreação, com crianças em torno de uma oficina de Graffiti. Por cerca de uma hora, o prazer de criar foi sentido, a emoção, a agitação, a interação, era o que se via e se sentia na combinação desse momento com os filhos e alguns pais que estavam lá. Tudo isso deu um gostinho de retorno e satisfação para os envolvidos no projeto.

Um dia que terminou em uma atmosfera fraternal e emocional, onde todos se juntaram em torno do projeto final das crianças, com Yaakov, deixando na parede traços e marcas de spray: Dom Daniel.

É de se esperar que o trabalho do Instituto Inspiração continue a contribuir plenamente para o desenvolvimento do cidadão brasileiro, promovendo o combate ao abuso sexual e a consolidação da família. O Presidente do Instituto, Manoel Paiva, aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, incentivam as ações do Instituto Inspiração.

A turma feliz do Grafitti

Nota do Editor: O INSPIRAÇÃO – Instituto Latinoamericano de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente, assim se apresenta em sua página no Facebook:

Resultado Final com as crianças

O Instituto Inspiração tem por regra de vida a prevenção às violências, com o foco principal à violência sexual infanto-juvenil. O Inspiração é firmado nos pilares esperança e dignidade humana, estas que são fundamentais no fortalecimento dos vínculos da tríade: família, escola e estudantes. Desse modo, nossas ações, programas e atividades frisam a importância de práticas preventivas e do empoderamento para a realização de denúncias através do disque 100 e do App Proteja Brasil. O Instituto Inspiração entende que a garantia da proteção às crianças e adolescentes é missão de todos, pois, é sabido que prevenir é promover o bem-estar. Contato: Cel (49) 9990 43435 e email institutoinspiracao@outlook.com

Foto de Capa de Juarez Berti Júnior, Aluno de E.E.B Dom Daniel Hostin. Fotos do Artigo por Arthur Luiz Peixer.

O evento inspirou o primeiro vídeo do Canal Youtube do Instituto Inspiração:

_________________

Sobre o Autor: Rivelinot Eugène, Jornalista Haitiano, vivendo em Caçador, SC, desde setembro de 2017. É designer gráfico, professor de teatro, professor de Francês et de Inglês. Coralista da AMIMU – Associação dos Amigos da Música de Caçador. Contato Rivelinot05@gmail.com

P.S. : Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

._____________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

______________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial