Voleibol masculino nascendo em Caçador, escreve Edison Porto
Uma iniciativa dos garotos formou um time que representa a cidade
Por Edison Porto
Há menos de dois meses, alguns jovens entre 15 e 18 anos se juntaram para treinar voleibol, eles se cotizaram para contratar o Prof. Marcos Adelmo dos Reis, começaram a treinar criando um time, racharam as despesas de aluguel das quadras e, para ajudar, o Professor emprestou bolas para os treinos. E hoje os acompanhei embarcando para seu primeiro jogo oficial, partiram às 7 da manhã para Catanduvas, SC.
Alguns deles jogaram voleibol no ano passado, mas por falta de apoio desistiram da organização de um time, por isso Caçador até agora não tinha um time nesta categoria de idade. Outros se iniciam no esporte agora se unindo para a formação de um time. Como pai, tenho muito orgulho destes jovens que se dedicam ao esporte, preservam sua saúde, cultivam a disciplina e a amizade, são bem responsáveis. Um fato que tive o prazer comentar com o Presidente da FESPORTE – Fundação Catarinense de Esporte, o Paulo do Vôlei, quando esteve na UNIARP – Caçador, três dias atrás contando a sua trajetória de garoto pobre a medalhista olímpico.
A pedido do professor Marcos, a Secretaria de Esportes ofereceu alguns horários gratuitos de quadras, como por exemplo no Ginásio Estadual. O Professor Diego Junges de Lara se juntou ao grupo, ganhou a Bolsa Técnico e assim os meninos não precisam pagar seu salário para complementar seus treinos que continuam acontecendo também com o Prof. Marcos pago por eles.
Era uma esperança que a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer encampasse o time para jogar pela cidade, que ainda não tinha um time de vôlei masculino nesta faixa etária. A esperança começou a se concretizar hoje, quando o time partiu para a cidade de Catanduvas, em ônibus da Secretaria, para disputar a Etapa Microrregional 4 dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.
Os jogos estavam programados para acontecerem ontem dia 17 e hoje 18 de maio, porém foram adiados para começarem hoje. Neste primeiro dia nosso time caçadorense joga contra Tangará e Iomerê, tendo como técnico o Prof. Marcos, porém ao final do dia ele irá para Florianópolis onde participa de um curso especial para técnicos, assim amanhã o time jogará por conta própria, sem técnico, contra Fraiburgo às 10h30m e contra Catanduvas, o time da casa, às 16h30m.
Os nossos jovens atletas inscritos para esta competição em Catanduvas são:
– Bruce Bertachini
– Guilherme Sopelsa da Fonseca
– Gustavo Kool Figueiredo
– Heitor Maffioletti Bogoni
– Henrique Schäberle de Almeida
– João Wittor Ferreira dos Santos
– Diogo Deniz Sanches
– Lorenzo Eugênio Haymussi Costa Porto
– Lucas Adroaldo de Andrade da Rocha
– Matheus Zapani
– Matheus dos Santos Bernardo
– Pedro Henrique dos Santos da Luz
– Rafael Gonçalves Dias
Fazendo as últimas fotos no embarque dos meninos, eu lhes disse: ”Divirtam-se, não importa o resultado, será um bom treino e vocês já são vencedores, disputarão como time oficial de Caçador. Parabéns!”
Ao terminar este artigo recebi a informação de que o time perdeu para Tangará por 2 sets a 0, sendo que jogou bem o primeiro set com o placar de Tangará 25 X Caçador 18, mas no segundo set não resistiram e foi por 25 a 14. Mas como mencionado antes, nossos meninos de Caçador são vencedores! Afinal disputaram um jogo oficial menos de dois meses depois de criarem o time com recursos próprios. Que a Secretaria Municipal lhes dê o incentivo e quem sabe empresas possam reforçar seu treinamento com patrocínio.
A seguir o Comunicado da FESPORTE – Fundação Catarinense de Esporte com a tabela dos jogos:
Um dos jogadores gravou o aquecimento na quadra de Cantanduvas, veja em https://www.instagram.com/tv/CsYyQ5WgWaq/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==
_________________________________
Sobre o autor: Edison Porto, Consultor de Negócios, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e acadêmico de Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da ACIJO Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Meio Ambiente da ACIC Associação Empresarial de Caçador. Presidente do Conselho Municipal de Turismo 2023/2025 e membro do Conselho Municipal de Cultura. Faz parte das diretorias da OnG Gato do Mato, do CTG Estrela dos Pampas e do Grupo de Teatro Temporá. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo. Detentor da Marca Registrada no INPI: IMPRENAUTAS – Informação e Cultura.
______________________________
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
______________________________
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
_______________________________