Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Festa do Jornalismo no 15º Encontro da Imprensa Catarinense, escreve Edison Porto

Profissionais de várias modalidades da Comunicação e de todos os cantos de Santa Catarina se encontram em Chapecó

Por Edison Costa Porto

Saxofonista Anderson Amaral

Uma organização impecável, que se repete anualmente, dando aos profissionais da Imprensa a oportunidade de boas conversas que vão da simples alegria do reencontro de amigos, à troca de ideias sobre a profissão. O trabalho que estão executando, a situação dos órgãos de imprensa e entidades que reprEesentam, etc..

Há as “velhas raposas” que sempre aparecem, tanto que todo o evento homenageia os profissionais de imprensa que completam 50 anos de exercício da profissão, mas é um acontecimento que atrai jovens profissionais em início de carreira e até mesmo estudantes de jornalismo que em geral são acompanhados por professores, como foi o caso dos acadêmicos de Jornalismo da UNIARP – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe de Caçador e da UNOCHAPECÓ – Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

´Cantor Álvaro Fernandez

Estes Encontros da Imprensa Catarinense começaram no ano de 2007 e ficaram suspensos durante a Pandemia. São o resultado da iniciativa da Associação Catarinense de Imprensa / Casa do Jornalista, presidida pela Jornalista Debora Almada e pela Agência MB Comunicação do Jornalista Marcos A. Bedin, que em artigo recente “Por que o Encontro da Imprensa Catarinense?” – declarou:

Em 2007, surgiu o Encontro da Imprensa Catarinense, inspirado em reunir veteranos e novatos da comunicação para celebrar a liberdade de imprensa, valorizar todas as profissões da comunicação social e reconhecer a comunicação como instrumento de justiça social e desenvolvimento. Sob a égide da Associação Catarinense de Imprensa/Casa do Jornalista e da MB Comunicação, o evento completa 15 edições em 17 anos com apoio de instituições e empresas privadas, integrando todas as entidades de representação da comunicação barriga-verde.”

Debora Almada e Marcos A. Bedin

O evento acontece na Sede Campestre da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó, um belíssimo espaço numa das regiões nobres da “Capital do Oeste”, bem ornamentado para o acontecimento que começa algumas horas antes do almoço ser servido, sempre uma deliciosa feijoada.

Debora Almada e Marcos Bedin, prestigiados jornalistas, recebem os convidados com muita simpatia e carinho para todos, sejam novatos, estudantes ou veteranos. É a marca inicial que coloca todos à vontade para um agradável encontro. Na chegada as pessoas se identificam numa papeleta que será usada para o tradicional sorteio de brindes oferecidos pelas empresas apoiadoras, que vão desde um conjunto de lingerie, ou garrafa de vinho até uma Smart TV gigante.

Homenageados com 50 anos de profissão continuam em atividade

Neste 15º Encontro foram homenageados oito profissionais que completaram 50 anos na área de comunicação e que continuam em atividade:  Vânio Bossle, Luiz Fernando Arzua Bond e Celívio Holtz, de Florianópolis; Adelor Lessa, de Criciúma; Apolinário Ternes e Cláudio Loetz de Joinville; Antônio Noé de Vargas, de Concórdia; e Rogério Caldana, de Porto Alegre (com história profissional em SC).

Também houve uma homenagem institucional ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE SC, pela expressiva e importante contribuição para o desenvolvimento social, cultura e econômico e na valorização da imprensa catarinense.

Paulo Heck (Paulinho) o Mestre de Cerimônias

Há sempre um músico animando o ambiente durante a chegada de todos que iniciam animadas conversas regadas a espumante, cerveja, refrigerantes e água à escolha de cada um, desta vez sob o agradável som do saxofonista Anderson Amaral. Ao se iniciarem as homenagens, a atenção é para o palco onde o mestre de cerimônias Paulo Heck, o Paulinho, apresenta todas as personalidades presentes e com Marcos Bedin e Débora Almada passam as homenagens retratando uma mini biografia de cada um dos oito profissionais.

Banda Finco

Após as homenagens continua o show musical, além do saxofonista Anderson Amaral, o músico Álvaro Fernandes cantou tocando seu violão. A Banda Finco, do empresário Mauro Finco subiu várias vezes ao palco. E a feijoada foi servida aquecendo ainda mais a alegre confraternização de todos, que continuou com a divertida torcida pelo sorteio de cerca de uma centena de brindes, culminando com o sorteio de uma  desejada TV Gigante.

Ao término do sorteio é só alegria com o pessoal dançando e cantando com a eletrizante Banda Finco.  Um dos grupos mais animados é dos jornalistas e acadêmicos da cidade de Caçador que sempre ficam até o “apagar das luzes”.

Pessoal de Caçador no final do evento canta com a Banda Finco

Foi o oitavo Encontro da Imprensa Catarinense que participo, sempre mantendo a estrutura de sucesso descrita aqui, reunindo cerca de 500 profissionais da comunicação.

Parabéns ao jornalista Marcos Bedin responsável pela coordenação geral do evento e à sua equipe, simpática e atenciosa com todos. Parabéns, também, à jornalista Presidente da Associação Catarinense de Imprensa coautora do Encontro que declarou: “Esta é com certeza a maior e mais tradicional celebração do jornalismo, que reconhece o trabalho e a dedicação de nomes que fizeram a história na imprensa de Santa Catarina”.

_________________

Sobre o autor: Edison Porto, Consultor de Negócios, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e acadêmico de Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Meio Ambiente da ACIC Associação Empresarial de Caçador. Presidente do Conselho Municipal de Turismo 2023/2025; membro do Conselho Municipal de Cultura, do Conselho Municipal de Meio Ambiente, do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Caçador ICMBio; do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe e da Associação dos Amigos do Museu do Contestado. Afiliado aos Clubes de Observadores de Aves do Contestado e de Caçador (COAC e COA Caçador). Faz parte das diretorias da OnG Gato do Mato, do CTG Estrela dos Pampas. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo. Detentor da Marca Registrada no INPI:  IMPRENAUTAS – Informação e Cultura.

____________________________________

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

_______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_______________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial