Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Tiro de Guerra de Caçador TG 05-006 apresenta a Turma de 2025, escreve Edison Porto

Solenidade de matrícula emociona familiares dos 50 novos atiradores

Por Edison Costa Porto

Foram mais de 500 jovens alistados, mas apenas 50 foram selecionados como os mais aptos para prestarem o serviço militar obrigatório, passando pelo treinamento no Tiro de Guerra de Caçador, o TG 05-006, sob o comando do Chefe de Instrução 1º Sargento Arlon Brandão Moura que planejou e, dirigiu a solenidade de matrícula no sábado, dia 15, com o apoio de atiradores veteranos.

A Turma 2025 antes de vestir o uniforme camuflado do Exército Brasileiro

No final da tarde as familiares e convidados foram chegando ao quartel do Tiro de Guerra, eram pais, irmãos, tios, namoradas e amigos que assistiram a entrada dos novos atiradores primeiro sem uniforme militar e no seguimento da solenidade se retiraram por cerca de 5 minutos pra voltarem marchando orgulhosamente com o uniforme camuflado do Exército Brasileiro, comandados pelo veterano Cabo R2 Vogel, atirador da turma de 2024.

Familiares e convidados prestigiaram a solenidade de matrícula no TG 05-006

O Prefeito de Caçador, Alencar Mendes, como Diretor de Ensino do Tiro de Guerra abriu os portões do quartel dando as boas-vindas aos novos atiradores do TG 05-006. Além dele, estiveram presentes à solenidade, o Vice-prefeito Itacir Fiorese; o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Cláudio Luiz Rottava; o Presidente da Câmara Municipal Vereador Almir Dias; o Comandante da Polícia Militar Ambiental de Caçador Sargento Osmar José Sônego; o vereador Werik Rosa de Moraes que é um veterano atirador e a Sra. Lisiane Souza Alves responsável pela Junta do Serviço Militar de Caçador.

Prefeito Alencar Mendes, Diretor de Ensino, abre os portões do TG para os novos recrutas

Esta é a primeira turma do 1º Sgt Arlon que no final de 2024 substituiu o Subtenente Davi Barbosa da Rocha que comandou o TG 05-006 por dois anos a partir de 2023. Em seu discurso, o Chefe de Instrução Arlon se dirigiu aos familiares explicando que seus filhos e netos receberão vários tipos de instrução além de armamento e tiro, como por exemplo, comunicações e primeiros socorros, num total de 480 horas de treinamento. Ele lembrou que o TG está completando 96 anos em 2024 e que já formou mais de 4.500 atiradores.

As Autoridades

Antes das palavras do Chefe de Instrução 1º Sgto Arlon Moura Brandão, o veterano atirador Gomes leu a mensagem do Comandante do Exército Brasileiro General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.

Cabo R2 Voguel apresenta a tropa

Finalizando a solenidade o Prefeito Alencar Mendes, como Diretor de Ensino do TG 05-006, dirigiu palavras de estímulo e confiança aos novos atiradores que terminarão este ano de instrução mais bem preparados para fazer esta terra e nosso país mais pujante para enfrentar os desafios do futuro.

Na realização desta solenidade o Comandante Arlon contou com o apoio do seu secretário Willian Reyel Xavier e da auxiliar de serviços gerais Laura de Fátima Jesus do Nascimento, bem como com vários veteranos atiradores sempre presentes no TG 05-006.

“TIRO DE GUERRA, ESCOLA DE CIVISMO, CIDADANIA E PATRIOTISMO”

Há 114 fotos disponíveis no seguinte Álbum no Facebook:  https://www.facebook.com/media/set?vanity=edison.porto&set=a.10235674190372519

O filme com registros da Solenidade de Matrícula da Turma 2025 de Atiradores do TG 05-006, esta disponível no seguinte link do canal Youtube Imprenautas Civismo:

_______________________________________________________

Sobre o autor: Edison Porto, Consultor de Negócios, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e acadêmico de Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Meio Ambiente da ACIC Associação Empresarial de Caçador; Presidente do Conselho Municipal de Turismo 2023/2025 e membro dos Conselhos Municipais de Cultura e do Meio Ambiente. Vice-presidente da OnG de Defesa da Natureza Gato do Mato; Xirú das Falas na diretoria do CTG Estrela dos Pampas. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo. Detentor da Marca Registrada no INPI:  IMPRENAUTAS – Informação e Cultura.

______________________________

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

______________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial