“Salus per Aquam”. Por Mário Henrique Vicente
por Mário Henrique Vicente
Nunca é demais lembrar que Donald Trump, o garoto-propaganda do liberalismo yanque, já emitiu 6 (seis) Resoluções que afetam o Meio Ambiente no Planeta. A revista científica Nature chegou a afirmar que as medidas são ruins “tanto para a economia dos EUA quanto para o meio ambiente”.
Em Santa catarina, iniciam-se encontros regionais do Plano de Recursos Hídricos. Estes encontros se estenderão a todo Estado. O Objetivo é a elaboração do Plano de Recursos Hídricos, porque algumas regiões não terão água para consumo humano em poucos anos.
No Frai já experimentamos o que é desabastecimento. O problema não é atual, apenas, sentiu-se os efeitos agora. A responsabilidade não é só do Município, nem só da atual administração, mas é indiscutível que a solução depende da Prefeitura. O que mais preocupa é a inexistência de uma agenda propositiva, que aborde o tema com mínimo de acuidade científica.
A proposta de se criar uma APA – Área de Proteção Ambiental – no entorno dos mananciais que abastecem a cidade é inevitável e é a primeira providência austera. Se buscamos soluções perenes o primeiro passo já foi dado na Câmara de Vereadores.
No momento, a decisão mais responsável, seria conciliar o tema, avocando para a Prefeitura – e não somente para Prefeitura -, envolvendo profissionais do Meio Ambiente, Vereadores, Sociedade, o debate sobre este recurso finito, que é a água. Afinal, salus per aquam!
______
Sobre o autor: Mario Henrique Vicente é advogado, ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Fraiburgo; escreve às sextas-feiras no Jornal Caboclo.
P. S. : Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
_____
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos de possíveis correções.