Há quatro anos projeto social aguarda apoio e respostas de poder público em Fraiburgo
A proposta é antiga. É publicamente datada de março de 2013, quando integrantes da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e representantes de entidades apoiadoras participaram de um programa local de rádio para lançar o projeto de implantação do Centro Cultural e Esportivo Pablo Henrique do Nascimento, o Cepen.
Do lançamento público para o contexto de 2017, tentativas de receber compromissos assinados e respostas concretas do poder público local foram registradas. Pelo menos quatro encontros foram realizados com membros da administração municipal que governou Fraiburgo de 2013 a 2016 e um encontro com a atual governante da Prefeitura de Fraiburgo.
“Neste tempo [de quatro anos] houve ainda uma moção aprovada na Câmara Municipal de Vereadores”, lembra Luiz Antonio Laudelino Coelho, o Luiz Coelho, educador marcial e coordenador da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô / Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro.
Apesar da falta de uma resposta concreta do poder público, Luiz Coelho acredita firmemente na execução do projeto do Centro Cultural e Esportivo Pablo Henrique do Nascimento e na mobilização daqueles que acreditam e defendem o karate-dô como um exemplo de estímulo a atividades físicas e uma promoção cotidiana do respeito e da educação.
Levando em conta o convencimento e a sensibilidade política dos agentes públicos locais, “a expectativa é começar a implementação do projeto já no período da gestão da Prefeita Claudete Gheller”, destaca o coordenador da Associação Vital. “Pretendemos batalhar para que o projeto do Cepen saia do papel e vamos promover diálogos para isso”, diz.
Saindo do papel, o Centro Cultural e Esportivo Pablo Henrique do Nascimento vai servir de espaço para ampliação do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro e demais atividades da modalidade de Karatê-dô em Fraiburgo, que atualmente atende 360 pessoas entre crianças, jovens e adultos. Uma ação reconhecida pela comunidade local, conhecida na região, no estado e em nível nacional.
As aulas de karatê, oferecidas gratuitamente, ocorre hoje em espaços de treinamento (dojos) cedidos e localizados do centro de Fraiburgo (140 estudantes), São Miguel (140), Lebon Régis (30 estudantes) e Santa Cecília (30 estudantes).
Sobre projeto
O projeto prevê a revitalização do espaço localizado ao lado do gramado do estádio do Macieirão, onde atualmente acontecem as escolinhas de karatê da Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FME em parceria com a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô.
O projeto do Cepen divide-se em 5 etapas: com a construção de um novo dojô, sala de inclusão digital, sala para produção de artesanatos, sala de reuniões, mini ginásio poliesportivo e multi uso, academia de musculação entre outros espaços esportivos e culturais.
Toda a captação de recursos financeiros, para a construção do Centro Cultural e Esportivo será realizada pela Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, em parceria com entidades, empresas, clubes de serviços e amigos/as do Karatê-dô e serão utilizadas as mais diversas fontes.
A proposta é uma iniciativa da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, entidade reconhecida no município pelo trabalho social com crianças, jovens e adultos.
Homenagem
Concretizado, o projeto do Centro Cultural e Esportivo dará nome e homenageará Pablo Henrique do Nascimento, falecido em 20 de novembro de 2011, aos 18 anos.
Uma homenagem que os defensores do projeto darão a um jovem atleta do município, que morava no bairro São Miguel e era referência no Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro.
Estudante do karatê-dô, Pablo se tornou campeão brasileiro em 2009, na cidade de Chapecó, classificando-se para ao campeonato mundial de karatê-dô – Cadetes a Juniores 2010, em Buenos Ayres / Argentina. Ele não participaria do mundial da categoria por falta de apoio financeiro.
Pablo foi campeão do ranking estadual em 2008. Ao longo de uma breve carreira, conquistou 17 medalhas, sendo 5 ouros, 4 pratas e 8 bronzes.
_____
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos de possíveis correções.