Comunidades promovem tradicional celebração de Corpus Christi em Fraiburgo
“O tapete da procissão de Corpus Christi está ficando lindo para a missa e logo após a procissão”, relatou na manhã desta quinta-feira (15 de junho) a jornalista Jeruza Moreira, editora da revista EVVA Fraiburgo em sua rede social.
A jornalista fez um registro das imediações da matriz da Igreja católica, no centro de Fraiburgo, onde vários fiéis estiveram envolvidos na confecção de um tapete simbólico. Uma procissão foi realizada e uma missa celebrada pelo pároco Padre Vilmar Gazaniga, por volta das 14 horas..
Em outro ponto da cidade, na comunidade católica do bairro São Miguel, concentraram-se em sua maioria fiéis dos bairros São Miguel, Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão. Cerca de 35 pessoas ajudaram na confecção do tapete simbólico.
A missa no bairro, iniciada às 16 horas, e também celebrada pelo padre Celso Carlos Puttkammer dos Santos teria contado com aproximadamente 400 pessoas.
“Foi uma expressão de muita fé, desde a confecção do tapete até a celebração da missa”, destacou Alindro de Oliveira, participante da celebração e membro da coordenação da Conselho da Pastoral Comunidade São Miguel (CPC).
Sobre Corpus Christi
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é um evento baseado em tradições católicas realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.
Conforme o registro de tradição, é uma “Festa de Guarda” onde a participação da Santa Missa neste dia é, para os católicos, obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.
_____
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos de possíveis correções.