Projeto Painel SC Que Dá Certo reúne empresários de variados segmentos em Videira
por Assessoria de comunicação
Empresários e interessados lotaram o auditório da Unoesc na noite de terça-feira (20 de junho), em Videira, para conferir o Painel “SC Que Dá Certo”, um projeto que destaca histórias consideradas de sucesso de empresas dos mais variados segmentos do estado.
Dorival Barbieri, da Baterias Pioneiro, Mario Faccin, da Master Agroindustrial, e Guilherme Grando, da Villaggio Grando foram os palestrantes da vez em Videira, compondo uma realização que já passou pelas cidades de São José, Itajaí, Jaraguá do Sul, Tubarão e tem programada uma passagem por Concórdia no dia 4 de julho.
Promovida pela RBS TV, a iniciativa conta com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SC), do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
Histórias contadas em evento
Simplicidade. Dorival Barbieri, sócio-diretor e diretor industrial do Grupo Pioneiro, abriu o evento. Ele relembrou o início da empresa que foi fundada em 1989, em Treze Tílias e falou dos desafios, como o incêndio que atingiu a empresa em março deste ano. A Baterias Pioneiro iniciou com uma produção mensal de 150 baterias e hoje a meta é estar entre as quatro maiores fabricantes de baterias do Brasil. O empreendedor falou sobre a importância da simplicidade. Ele lembrou que, assim como início do negócio, faz questão de estar junto? com os seus funcionários. “O segredo é a simplicidade. Eu gosto de estar dentro da fábrica, conversar e cumprimentar cada funcionário”.
Determinação. O empresário Mario Faccin é fundador e diretor-presidente da Master Agroindustrial, fundada em 1994. “Eu trabalhei desde muito cedo, era o único que tinha carteira assinada. Todos os meus irmãos tinham o seu próprio negócio e eu nunca desisti de ter a minha empresa”. A Master produz proteína suína que é fornecida para as maiores agroindústrias do país e chega aos lares dos brasileiros. O empreendedor destacou a importância de encarar os desafios. “Quem não assume riscos, não consegue crescer. Para empreender é ter preciso ter coragem”, afirmou.
Inovação. Guilherme Grando, diretor comercial da Villaggio Grando, falou sobre a importância da inovação para se destacar no mercado. A vinícola iniciou a produção no final dos anos 90 e hoje fabrica cerca de 260 mil garrafas por ano. “Nós passamos a investir em enoturismo e em tecnologia. A nossa vinícola foi a primeira do Brasil a utilizar QR Code”. Para atrair o cliente para dentro da vinícola, que fica em Água Doce, a empresa implantou um heliporto e investiu em degustação e vinhos personalizados. Mas, para Guilherme o segredo do sucesso é um só: “O segredo está na força do trabalho. É nisso que nós acreditamos”, finalizou.
_____
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos de possíveis correções.