Canção destaca história, trabalhos e ações sociais da Apafec; clique para ouvir
A composição musical começa falando de “Gentes que trilham caminhos da educação popular / Carregam no seu olhar a mística bonita da organização / Cidadania em construção fazendo sua história andar / A busca do emancipar releva-se o jeito da nova canção”.
Uma abertura que sintetiza o perfil e alguns dos ideais propagados há 15 anos pela Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) em Fraiburgo e região. “Gerando cidadania e construindo sonhos”, canção composta por Pedro Pinheiro, busca “falar das ações desenvolvidas pela Apafec, Esporte bem legal, Mateada, Artesanato, etc. Também citar as pessoas e a que a mesma atinge: crianças, adultos. Falar que o trabalho é feito, construído, por pessoas da própria comunidade onde ela está inserida”, diz o autor.
“Num segundo momento”, o músico destaca, o propósito da canção é “citar Paulo Freire. E se quem não o conhece ouvir a música, ao menos que fique interessado em saber quem é o educador. A música, acredito, busca instigar as pessoas a saber um pouco sobre a Apafec, mas também sobre o que é Educação Popular e quem foi Paulo Freire”.
Como sugere a leitura e audição dos versos “Na voz do educador, profeta da libertação / Trabalho, ação-reflexão, palavras que fazem pensar / É o jeito de se caminhar, realidade em transformação / Conhecendo de fato o chão onde a gentes podem pisar”.
Quando surgiu a canção
A ideia de fazer uma canção para a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular surgiu há um pouco mais de 3 anos, no início de 2014 (aqui e aqui), quando “resolvemos prestar uma homenagem à Apafec projetando uma versão musical de sua história projetando uma identidade com os companheiros que atuam na Associação, que são gente simples como a gente, que moram e residem em comunidades afastadas do centro urbano, assim com as comunidades onde atuamos em São Miguel do Oeste. Então, a canção partiu de uma familiaridade em escrever algo sobre pessoas nas quais nos enxergamos”, destaca Pedro Pinheiro.
Assim, pode-se dizer que “Gerando Sonhos, cuidando a vida / Para poder enfim, assim cantar / É Apafec comprometida / Caminhando sempre, sem parar” representaria uma tradução fiel do que a entidade promove cotidianamente no município de Fraiburgo.
A letra e um vídeo com o áudio de “Gerando cidadania e construindo sonhos” podem ser conferidos a seguir. A canção também pode ser ouvida na página eletrônica de Pedro Pinheiro, com a interpretação do próprio compositor.
Para ouvir a canção “Gerando cidadania e construindo sonhos”, clique aqui.
Letra de canção:
“Gerando cidadania e construindo sonhos”
(Composição Pedro Pinheiro)
Gentes que trilham caminhos da educação popular
Carregam no seu olhar a mística bonita da organização
Cidadania em construção fazendo sua história andar
A busca do emancipar releva-se o jeito da nova canção
Na voz do educador, profeta da libertação
Trabalho, ação-reflexão, palavras que fazem pensar
É o jeito de se caminhar, realidade em transformação
Conhecendo de fato o chão onde as gentes podem pisar
(Refrão)
Gerando Sonhos, cuidando a vida
Para poder enfim, assim cantar
É APAFEC comprometida
Caminhando sempre, sem parar
Gerando Sonhos, cuidando a vida
Com Paulo Freire, no dia a dia
É educação comprometida
Seguimos o Andarilho da Utopia
Somos jovens e adolescentes, adultos e a criançada
Estamos juntos na contínua estrada, lutando pela educação
É a cultura em produção, construindo o esporte bem legal
É o mate em solidariedade, compartilhando a comunicação
É a música, dança e leitura, artesanato e a computação
Nesse projeto de inclusão, pensamos mundo novo inventar
É o jeito de se caminhar, realidade em transformação
Conhecendo de fato o chão onde as gentes podem pisar
_____
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos de possíveis correções.