Liderança comunitária diz que foi humilhado por Secretário de Fraiburgo, que nega caso
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, Luiz Carlos Gonçalves, usou a página do Facebook da entidade na manhã da sexta-feira (30 de junho) para registrar que foi, conforme suas palavras, “humilhado, ignorado e quase enxotado” pelo secretário de Infraestrutura Urbana de Fraiburgo, Luiz Carinhato.
O próprio presidente da Associação de Moradores conta como teria ocorrido o episódio, relatado como uma forma de “manter os moradores e amigos do bairro Nossa Senhora Aparecida informados das nossas ações pela comunidade!”.
Após um trecho inicial de uma breve mensagem informativa, o presidente da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida escreve: “Hoje [sexta-feira 30 de junho de 2017], pela manhã, fui até a Sanefrai levar um ofício buscando e reforçando uma parceria para coleta de entulhos pelo bairro. Lá, fui bem recebido por um dos engenheiros da autarquia!”.
Até a passagem narrada, tudo ok. O relato prossegue – composto por um único parágrafo – em trecho derradeiro: “Porém, me deslocando à Secretaria de Infraestrutura, em busca de uma parceria, fui humilhado, ignorado e quase enxotado, o Secretário Luiz Carinhato negou-se assinar o recebimento do ofício e ainda disse que não tinha compromisso! Acabei indo até a Prefeitura fazer o protocolo.”
Basicamente, o presidente da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, munido de seus plenos direitos civis e políticos, desejou apresentar e receber um protocolo de recebimento de um Requerimento com as seguintes solicitações, “cordialmente” apresentadas por escrito à Secretaria de Infraestrutura Urbana local:
“Cumprimentando-o cordialmente, venho através deste, solicitar:
– Manutenção das estradas localizadas no bairro Nossa Senhora Aparecida, tornando-as transitáveis;
– Cronograma de recolhimento de entulhos nas ruas do bairro;
– Aproximadamente 10 cargas de terra para serem colocadas no canteiro local da avenida Guilherme Pinz; e,
– Colocação de bueiro em rua que já foi apresentada por mim ao nobre Secretário.
Crente do pronto atendimento dessas reivindicações, desde já, agradeço a atenção dispensada.
Luiz Carlos Gonçalves (Presidente)”.
O Requerimento, a que toda pessoa ou cidadão tem o direito de apresentar à Secretaria ou a um órgão público, e um documento em aparente conformidade com a lei, que não teria sido recebido pelo secretário Luiz Carinhato.
O que disse o Secretário Municipal sobre o caso
Movido pelo registro feito em rede social pelo presidente da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, a reportagem do Jornal Caboclo se dirigiu na mesma sexta-feira (30 de junho) à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana de Fraiburgo com a intenção de obter um posicionamento considerado oficial sobre o caso.
Às 14h30 da sexta-feira (30 de junho) uma servidora pública da recepção da Secretaria, localizada em espaço anexo ao estádio Macieirão, no centro de Fraiburgo, informou que o secretário Luiz Carinhato não estava presente.
A reportagem conseguiu localizar, de imediato, o secretário Carinhato pelo telefone celular. Pelo aparelho celular, o secretário municipal de Infraestrutura Urbana negou que tenha atendido mal o presidente da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida. “Não posso mudar o meu jeito de ser, mas não o tratei mal. Tem uma secretária como testemunha”, disse Carinhato.
Carinhato disse ainda que, em dadas situações, sem especificar se este era o caso, é preciso marcar hora para o atendimento público e prometeu, a pedido da reportagem do Jornal Caboclo, retornar para uma conversa pessoal para um melhor esclarecimento.
Até o fechamento de edição deste texto de notícia, às 13h de sábado (1º de julho), o secretário municipal de Infraestrutura Urbana de Fraiburgo não havia retornado o contato de ligação.
A íntegra de mensagem do presidente da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, Luiz Carlos Gonçalves:
“Uso essa página para manter os moradores e amigos do bairro Nossa Senhora Aparecida informados das nossas ações pela comunidade! Hoje, pela manhã, fui até a Sanefrai levar um ofício buscando e reforçando uma parceria para coleta de entulhos pelo bairro. Lá, fui bem recebido por um dos engenheiros da autarquia! Porém, me deslocando à Secretaria de Infraestrutura, em busca de uma parceria, fui humilhado, ignorado e quase enxotado, o Secretário Luiz Carinhato, negou-se assinar o recebimento do ofício e ainda disse que não tinha compromisso! Acabei indo até a Prefeitura fazer o protocolo.”
_____
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos de possíveis correções.