Dia Internacional da Animação em Caçador, escreve Júlio Corrente
Caçador está entre os 200 municípios com Mostras de curtas metragens de desenhos animados
Por Júlio Corrente
A Associação Brasileira de Cinema de Animação com Prefeitura Municipal de Caçador, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Associação de Amigos do Museu, através do Museu do Contestado, realizam nas dependências do museu, na Sala Multiuso Nilson Thomé, nos dias 29, 30, 31 de outubro e 01 de novembro o Dia Internacional da Animação 2018, que completa agora 15 anos de Brasil.
O Dia Internacional da Animação compreende Mostras de curtas metragens de desenhos animados e acontece simultaneamente em vários países. No Brasil participam mais de 200 municípios neste evento.
No Museu do Contestado, este ano o Dia internacional de Animação se inicia no dia 29 de outubro, com sessões às 9hs, às 14hs e às 19h30min. São três as Mostras de animações, sendo que As Mostras Nacional e Internacional tem Classificação Indicativa de 12 anos. A Mostra Infantil tem Classificação Livre, a entrada é franca,
A Mostra Oficial do DIA é composta por uma seleção de 1 hora de curtas brasileiros (Mostra Nacional), 1 hora de Curtas estrangeiros (Mostra Internacional) e a Mostra Infantil (seleção de 1 hora de curtas brasileiros voltadas para este público. Para se obter mais informações sobre os filmes exibidos é só buscar no site www.diadanimacao.com.br, mas no Facebook também existem informações do DIA.
O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades, facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição de filmes não só nos grandes centros, como também em muitas cidades do interior do Brasil que não têm salas de cinema.
Nos últimos anos, houve algo próximo de 100 mil espectadores, porém, essa é uma conta que não tem como ser exata, uma vez que acontece de forma absolutamente gratuita e em lugares alternativos e acessíveis. Em se tratando de financiamento, o projeto é viabilizado através de leis de incentivo e por meio de editais do Ministério da Cultura e Secretaria do Audiovisual, via Fundo Nacional da Cultura.
Para Grupos interessados o Museu do Contestado disponibiliza agendamento pelo telefone (49) 3567-1582.
________________________________________________
Sobre o autor: Julio Cezar Corrente, graduado em História pela Fundação Universidade do Contestado(1996). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. É o Coordenador do Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado.
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
______________________________
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
_____________________________________