Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Esportes e Cultura

ACM reconhece Edino Beltrami, músico e maestro que criou a Orquestra de Concertos de Caçador, escreve Edison Porto

Dentista, professor e músico, homem simples e caridoso foi o Maestro Edino Beltrami

Por Edison Porto

Orquestra de Concertos de Caçador

Todos nós somos tocados pela música durante nossas vidas, sejam canções que nos emocionam, seja a música instrumental que nos envolve, acalmando ou agitando nossas emoções; enfim a música nos toca e, ao longo da história, muitos a “tocaram” de forma especial. São os compositores, os músicos, os cantores, os maestros, que a produzem e reproduzem, os responsáveis por tudo o que a música tem oferecido para a humanidade, que de várias formas reconhece e registra seus feitos neste sentido.

A Academia Caçadorense de Música – ACM tem como uma de suas metas, pesquisar e dar o devido reconhecimento às pessoas que se destacaram na sua contribuição para a história musical da cidade de Caçador, registrando e divulgando a importância do seu trabalho nesta maravilhosa área do conhecimento humano: A Música!

Lista de Cadeiras ACM de Patronos e Acadêmicos

No criação da ACM, com a posse dos primeiros acadêmicos em 14 de novembro de 2014, foram criadas 25 Cadeiras, cada uma delas recebeu o nome de um expoente da história musical de Caçador, como Patrono ou Patronesse de cada Acadêmico. Assim a ACM já nasceu reconhecendo e homenageando pessoas que contribuíram significativamente para a música de Caçador.

Em 2019, a música caçadorense se entristeceu. Primeiro com a perda, em abril, do Maestro Edino Beltrami, Patrono da cadeira número 03, ocupada pela Acadêmica Terezinha Maria Bressan Buba. Depois, com a perda em maio, do Acadêmico Vânio Antônio Czerniak, que ocupava a cadeira número 04, que tem como Patronese a musicista Ilone Bernadete Castelli Cervi.

Maestro Edino Beltrami em trabalho voluntário no Hospital Pequeno Príncipe

A história do Maestro Beltrami começa em Marcelino Ramos, RS, onde nasceu, mas como lá não tinha escolas para que ele continuasse seus estudos, uma tia o trouxe para Caçador quanto tinha 14 anos e, logo depois, seus pais para cá se mudaram também. Com interesse pela música passou a ter aulas com a Profa. Madalena Bosconi Bresciani (que é a Patronesse da cadeira nº 12, ocupada pela Acadêmica Jucenê Godinho Busato). Aliás, foi através da professora Madalena que o Sr. Edino conheceu sua esposa, Therezinha de Jesus Rossa.

Orquestra de Concertos de Caçador

Ele começou com aulas de violino, depois de sopro que acabou desenvolvendo quando se mudou para Curitiba, onde foi cursar odontologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Nela, anos depois, foi também professor. Em Curitiba tocou pistom ou trompete, na chamada Orquestra do Genésio que fez história naquela capital. Era uma oportunidade para ele complementar a renda para se manter nos estudos, com seu irmão que também cursava odontologia, pois o que recebiam de casa não era o suficiente. Com a orquestra, tocava em saraus e matinês nos fins de semana.

Primeira apresentação da Orquestra em 1961

Naquela época, surgiu a Orquestra Estudantil da Universidade com a participação do Sr. Edino como contrabaixista, daí ele foi para a Orquestra Sinfônica do Paraná, precursora da Orquestra do Teatro Guaíra que existe até hoje. Participavam professores da Escola de Belas Artes e militares que tocavam nas bandas do Exército e da Aeronáutica. O Maestro Edino chegou a ser o Presidente da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Já como cirurgião dentista, Sr. Edino, montou seu consultório em Caçador. E aqui fundou uma Orquestra, que teria sido na cidade, a primeira Orquestra “de apresentação”, nos moldes de uma Orquestra Sinfônica, a Orquestra de Concertos de Caçador. Para isso, ele ofereceu sua casa para os ensaios. Nela uniu duas salas para ter o espaço suficiente para receber os músicos com seus instrumentos. Vinham o Sr. Ladislao Liszkievich; Dona Madalena Brescianini; Walter Gormanns; Jandir Rigo; Celso Marini, entre outros.

Componentes da Orquestra

Era 1961 fundou a Sociedade de Cultura Musical de Caçador que foi a mantenedora da Orquestra de Concertos de Caçador. Esta orquestra fez sua primeira apresentação no tradicional Clube Sete de Setembro, no dia 14 de novembro daquele mesmo ano.

Há o registro histórico de um “Programa” da apresentação da Orquestra em 11 de junho de 1964. Até 1965 o Maestro Edino Beltrami regeu a Orquestra de Concertos de Caçador, aí recebeu o convite para voltar para a Curitiba, como professor de Odontologia na UFPR. Depois disso a orquestra continuou com seus músicos, regidas pelo Maestro Ladislao Liszkievich, mas aos poucos foi se desfazendo e acabou.

Uma das curiosidades sobre a Orquestra de Concertos de Caçador é que tinha um contrabaixo da Europa Oriental de uma sonoridade fantástica, na verdade o instrumento fora emprestado pela UFPR para que o Maestro Edino continuasse seus ensaios em Caçador, porque de vez em quando ele ia tocar em concertos em Curitiba. Quando voltou para aquela Capital, ele tentou deixar este contrabaixo para a orquestra de Caçador, o Sr. Walter Gormanns o tocava, mas a UFPR o pediu de volta, alegando que era para ele tocar lá.

O Maestro Edino, também cantou no Coral da Paróquia São Francisco de Assis, então regido pelo Sr. Dante Mosconi. Ele foi também contrabaixista da Orquestra Filarmônica do Club Concórdia e da Orquestra Filarmônica Brasílio Itiberê e em Caçador tocou também na Orquestra de Danâ Emilio Cornelius, sobre a qual não encontramos referências.

Diretoria da Orquestra de Concertos de Caçador

Além da sua magistral participação na história da música no Paraná e em Santa Catarina, o Sr. Edino deixou sua marca na história da odontologia nacional com a edição do seu Manual de Restauração Dentária – 1994 –

Orquestra de Concertos de Caçador

Em seu perfil no Facebook ainda se pode ver as manifestações das pessoas que o conheceram, como homem de uma simplicidade marcante, apaixonado pela música, pela odontologia e pela caridade. Uma das últimas homenagens que recebeu foi no Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba, onde foi voluntário, usando a música para ensinar as crianças a terem cuidados com a escovação dos seus dentes.

Histórico da Criação da ACM

Atualmente a cidade de Caçador conta com três orquestras em atuação, organizadas pela Associação dos Amigos da Música – AMIMU, entidade sem fins lucrativos que é mantida pela colaboração dos seus associados, doações e patrocínios de empresas aproveitando incentivos fiscais. São elas: Orquestra de Câmara de Caçador, Orquestra Sinfônica de Caçador e Orquestra Didática da AMIMU, regidas pelo Maestro Patrick Cavalheiro (patrono da cadeira nº 01). Em 2016, conforme se verifica em sua página de rede social, o Sr. Edino declarou: “Se a AMIMU tiver apoio, poderá transformar Caçador num centro musical de referência.”

Outra Composição da Orquestra

Além das três orquestras que a AMIMU mantém, há também atuando na cidade de Caçador, a Orquestra Júbilo Celeste da Igreja Evangélica Assembleia de Deus que tem como regentes, dois Acadêmicos da ACM: Jorge Antônio Savi da cadeira nº 5 e Saulo Soares Carlin, da cadeira nº 25

Agradecimentos ao Sr. Luiz Eugênio Beltrami, filho do Maestro Edino Beltrami pelas valiosas contribuições para este artigo, em informações e acervo pessoal de fotos.

__________________

Nota do Autor: Este artigo tem o incentivo, apoio e a colaboração da Academia Caçadorense de Música – ACM e integra seu patrimônio de pesquisa, registro e reconhecimento dos músicos e personalidades que contribuíram para a história musical da cidade de Caçador (SC).

___________________________________________

Sobre o autor: Edison Porto, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Comunicações da ACIC Associação Empresarial de Caçador. Conselheiro Municipal de Turismo pela Acijo. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

3 comentários sobre “ACM reconhece Edino Beltrami, músico e maestro que criou a Orquestra de Concertos de Caçador, escreve Edison Porto

  • Parabéns por esta matéria que reaviva a memória histórica das diversas fases e crescimento da música nesta promissora cidade de Caçador. Desejo que surjam muitos novos talentos que possam dar continuidade ao legado deixado por todos aqueles que doaram um pouco do seu precioso tempo para deixar sua marca na história da música em Caçador. Parabéns ao Maestro Patrick Cavalheiro, pelo se brilhante talento musical em reavivar esse potencial artístico e escrever uma nova e bela história! Abraços “sinfônicos”
    Lourdes Pessini

    • Grato querida Patronesse Lourdes Pessini. Esperamos escrever novos artigos relembrando a história, ao mesmo tempo que a registramos pela internet para que fique acessível em qualquer parte do mundo que se queira pesquisar a história da música, em especial em nossa região. Abraços. Edison C. Porto. P.S.: Passei sua mensagem para o Maestro Patrick no Grupo da ACM.

  • Ilona Elisabetha Irma Liszkievich

    Parabéns pelo belo e completo Histórico sobre ” A MÚSICA EM CAÇADOR”

Fechado para comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial