Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Ciência ou Fé

O que é o Ho’oponopono, escreve Sara Haymussi

Sinto muito, Me perdoe, Te amo, Sou grato

Por Sara Haymussi

Muitas orações, muitas manifestações de gratidão, muitos pedidos para o Ano que se inicia, muitos “Eu te amo”, e as vezes sem você saber você já é um praticante do  Ho’oponopono.  Conheci Ho’oponopono tem uns 10 anos, com a terapeuta Lucilia Ribeiro, que me contou a história dessa oração que foi muito usada nesse fim de ano.

A palavra Ho’oponopono” significa reparar ou corrigir um erro na língua original dos havaianos e foi desenvolvida pela Kahuna (título usado no Havaí para denominar os sacerdotes, sábios, curadoras) Sra. Morrnah Simeona que, por sua vez, o ensinou ao Dr. Hew Len.

Dr. Hew Ien é um terapeuta havaiano que ficou famoso por curar uma ala de criminosos com distúrbios mentais através desta técnica. O fato interessante é que a cura foi realizada sem nenhum contato com os doentes.

Nessa ala os detentos ficavam sob forte sedação ou algemados, pois era comum a agressão a funcionários ou mesmo entre si. Dr. Hew foi convidado a trabalhar nesse hospital e ele impôs a condição de que não teria contato com os doentes. E assim, ele passava horas em sua sala apenas com o registro e ficha médica de cada um deles. Após alguns meses, foi possível observar uma transformação, uma mudança de energia do hospital e a unidade começou a ganhar vida. Após três anos essa ala foi fechada por falta de pacientes.

Através desta técnica é possível resolver problemas que vivenciamos em nossas vidas, onde assumimos a responsabilidade por estarmos naquele momento expostos a aquela situação e através das palavras: “Sinto muito, Me perdoe, Te amo, Sou grato”, estamos buscando curar a nós mesmos, entrando em sintonia com Deus, com o Universo, com o Criador, para que qualquer memória dolorosa do passado, qualquer recordação seja apagada pelo seu poder.

Desta forma você neutraliza a energia que associa à determinada pessoa, lugar, coisa ou situação. No processo, esta energia é libertada e transmutada em pura luz pela Divindade. Então no “Ho’oponopono” não há culpa, não é necessário reviver nenhum sofrimento, não importa saber o porquê do problema, de quem é a culpa ou responsabilidade, nem sua origem. No momento em que você nota dentro de si algum incômodo em relação a uma pessoa, lugar ou acontecimento, inicie o processo de limpeza e peça a Deus:

“Deus, limpe em mim o que está contribuindo para este problema”. Então use as frases desta sequência várias vezes, como um mantra: “Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato”. Essa é uma prática que utilizo muito com pacientes e tenho obtido resultados significativos. Se você gostou, comece hoje mesmo!

____________________

Sobre o Autor: Sara Haymussi Sales,  Natural de Caçador (SC), formada em Piano e em Musicoterapia no Conservatório Brasileiro de Música (CBM) no Rio de Janeiro (RJ) e em Psicologia no Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR) também no Rio de Janeiro (RJ) – Professora de Piano OMB 33442; Psicóloga CRP-SC 18627 e Musicoterapeuta AMT-SC 033/2019, Associada da Apsic – Associação de Psicólogos de Caçador, Pianista, Ocupa a cadeira nº 14 da Academia Caçadorense de Música – Atendimento a domicílio (049) 98437-9575 – E-mail: sarahay.psi@gmail.com

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial