ONG Gato do Mato na luta contra o Coronavírus
Perguntas frequentes da Pandemia de Covid-19 e suas respostas
Pela Ong Gato do Mato
– Qual a diferença entre Coronavírus, COVID-19 e SARS-CoV-2?
R: Coronavírus é uma família de vírus conhecida pela humanidade desde a década de 1960, desde então, sete vírus desta família já foram capazes de infectar a espécie humana.
SARS-CoV-2 é a sigla do nome do vírus que causa a pandemia em que estamos vivendo, e COVID-19 é a sigla dada a doença como um todo, descoberta em 2019.
– Como esse vírus surgiu?
R: Pelo que se sabe, o vírus possivelmente foi capaz de infectar um humano a partir de morcegos ou pangolins. Animais estes, constantemente contrabandeados para os mercados atacadistas da China e vendidos para uso culinário e como “medicina alternativa”.
– Como somos infectados?
R: O vírus parasita e se replica nas células do nosso sistema respiratório. Podendo entrar no nosso organismo por orifícios como a boca, o nariz e os canais lacrimais, a partir de partículas expelidas do nariz e boca de pessoas infectadas.
– Quais são os sintomas da COVID-19?
R: Os sintomas mais comuns são: febre, tosse e/ou dificuldade para respirar. Algumas pessoas apresentem cansaço, dores no corpo, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou no peito.
Em média os sintomas começam a aparecer a partir do quarto dia de contato com o vírus, podendo demorar até semanas para serem sentidos. Durante este tempo, o indivíduo pode estar transmitindo o vírus sem saber.
– Como as pessoas se recuperam da doença?
R: Em cerca de 80% dos casos, os indivíduos contaminados conseguem se recuperar sem passar por grandes complicações, nem necessitar de tratamento especial. Porém, em média 15% das pessoas passam por sintomas mais graves, precisando de acompanhamento médico e 5% dos infectados precisam de tratamento intensivo (UTI), com auxílio de respirador mecânico. Se todos que precisarem receberem o tratamento necessário, a letalidade do vírus atinge cerca de 1%.
– Como podemos nos proteger contra o vírus?
R: Tendo em vista que não possuímos imunização (vacina) contra o vírus, o melhor que podemos fazer é evitar a disseminação rápida do mesmo, diminuindo a circulação e a concentração de pessoas o máximo possível. Além disso, as medidas gerais de prevenção são: higienizar as mãos regularmente com água e sabão quando possível ou utilizando álcool-gel 70%; manter distância de cerca de 2m entre as pessoas que estiverem espirrando/tossindo, ou até conversando; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos antes de lavá-las; cobrir a boca e nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar; manter os ambientes bem ventilados e evitar compartilhar objetos de uso pessoal.
– O uso de máscara é recomendado?
R: Sim, mas se entende que máscaras descartáveis e profissionais devem ficar à disposição dos profissionais da saúde. Enquanto isso, as máscaras devem ser usadas com cautela pela população, visto que podem transpassar uma falsa sensação de segurança, porque além de serem boas para segurar as partículas expelidas ao tossir ou espirrar, elas não protegem de forma eficaz as partículas em suspensão que podem ser inaladas. Ou seja, use máscara para proteger os outros, não pensando em se proteger, de qualquer forma continue agindo com as medidas preventivas citadas acima.O uso de máscaras hoje em é um ato de cidadania e de respeito ao próximo.
Para acompanhar o progresso da doença de acordo com fontes confiáveis, aqui estão alguns links úteis:
– App do SUS sobre o Coronavírus:
https://play.google.com/store/apps/details…
– Mapa do G1 atualizado sobre a doença no Brasil e no mundo:
https://especiais.g1.globo.com/…/coronav…/mapa-coronavirus/…
– Mapa múndi atualizado da Universidade Johns Hopkins:
https://coronavirus.jhu.edu/map.html
A ONG Gato-Do-Mato está atentoa a quaisquer perguntas feitas em sua página onde se pode fazer comentários e enviar mensagens: https://www.facebook.com/gatodomatooficial/
Previnam-se!!
_________________
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores
_____________________________
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
__________________________