Concórdia quer ser um dos principais destinos turísticos do interior catarinense
Por Assessoria de Comunicação
O turismo é um dos setores mais importantes da economia global, responsável pela criação de empregos, pela movimentação econômica e pelo fomento das exportações. Levantamento aponta que o setor é responsável por 10,3% do PIB mundial e pela geração de 330 milhões de empregos. No Brasil o turismo representa 7,7% do PIB, gera 7,41 milhões de empregos e contribuiu em 2019 com 2,3% do total de exportações. Com a pandemia da covid-19 as previsões apontam queda entre 20% a 30% dos resultados do turismo internacional o que evidencia a relevância da inovação, do fortalecimento regional e da melhoria da qualidade e da competitiva nos destinos turísticos brasileiros.
Ao considerar o potencial do setor, a Prefeitura de Concórdia investiu na elaboração do Plano Municipal de Turismo, com o objetivo de impulsionar a atividade econômica, implantar políticas públicas de fomento e estimular essa área como forma de desenvolvimento. A iniciativa integra o Programa Cidade Empreendedora, executado pelo poder pblico e pelo Sebrae/SC.
O documento com mais de 180 páginas detalha a análise do mercado turístico, da infraestrutura básica e de serviços gerais, do quadro institucional e dos aspectos socioambientais, além da consolidação do diagnóstico, de estratégias para o desenvolvimento do turismo e do plano de ações. A entrega oficial do plano ao prefeito Rogério Luciano Pacheco ocorreu nesta semana durante reunião com representantes do Sebrae/SC.
Nossa visão do turismo é ser referência em Santa Catarina como um dos principais destinos turísticos do interior e reconhecido pelo destaque em sustentabilidade e pelo desenvolvimento integrado com os demais municípios do Alto Uruguai Catarinense. Nossa administração teve a coragem de investir nesta área, um enorme desafio para o gestor, mas temos muitos atrativos. São mais de 300 quilômetros de fronteira com as águas da hidrelétrica de Itá. Nosso turismo rural tem alto potencial. Museus, igrejas, teatros, santuários, praças e monumentos que identificam nossa gente com o trabalho, argumentou o prefeito.
Conforme o estudo, a aptidão de Concórdia está relacionada ao turismo cultural, meio rural, negócios e eventos, ecoturismo, aventura, desportivo, cervejeiro e saúde com águas termais, além do destino ter potencial para inovar e atender as expectativas do novo perfil de viajantes (mais conectado, exigente, informado e que valoriza o contato direto com a cultura local e com ações de sustentabilidade). Podemos dizer que esse planejamento representa o início de uma nova etapa no processo de desenvolvimento do turismo local com foco, estratégias e ações estruturadas, comentou o gerente regional do Sebrae/SC no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl.
Foto de Capa: A entrega oficial do plano ocorreu nesta semana (Crédito: Juliane Wierzynski/Prefeitura de Concórdia).
MARCOS A. BEDIN
Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP
Matrícula SJPSC 0172
MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Rua Nilópolis, 251 D – Bairro Universitário – 89814-510 – Chapecó/SC
Telefone (49) 3323-4244, celular (49) 9 9967-4244
marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/mbcomunicacaosc
Twitter: https://twitter.com/#!/MBComunicacao
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores
_____________________________
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
__________________________