Flores para Algernon, escreve André Oliveira
Resenha 01 do livro de Daniel Keyes
Por André Oliveira
Flores para Algernon é um romance de ficção científica, originalmente publicado como uma novela em 1959 e que se tornou um clássico da literatura norte-americana. O livro conta a história de Charlie Gordon, um homem com deficiência intelectual que aceitou participar de um experimento científico para aumentar a sua inteligência.
Charlie foi submetido à uma cirurgia cerebral, que já havia sido realizada com sucesso em um rato de laboratório chamado Algernon, que é um dos personagens principais da história. A narrativa é apresentada sob a forma de relatórios de progresso escritos por Charlie, permitindo ao leitor perceber a evolução intelectual de Charlie na melhora da qualidade de seus textos e mergulhar na sua jornada pessoal e emocional.
À medida que Charlie se torna mais inteligente, ele começa a entender e analisar o mundo de maneira profunda e complexa, misturando lembranças tristes e antes esquecidas com novas experiências. Ele mergulha nos campos da ciência, filosofia e literatura, se tornando um prodígio e superando até mesmo os cientistas que realizaram o experimento.
No entanto, Charlie sente que as pessoas a seu redor o tratam de forma diferente devido a sua nova realidade, muitos se sentem ameaçados pela sua inteligência, e ao lidar com a solidão acaba ficando íntimo de Algernon. Charlie percebe que a inteligência aumentada do rato é temporária e chega à conclusão de que também passará pelo mesmo processo de regressão ao seu estado original.
Ao descrever a sua regressão, o protagonista emociona o leitor com um desfecho comovente que nos faz pensar sobre a importância da compaixão e da empatia em relação às pessoas com deficiência intelectual.
Embora a história termine de forma triste, Flores para Algernon nos faz refletir sobre a necessidade de compreensão e aceitação mútua. É uma história poderosa que nos faz perder o sono, evocando uma gama de emoções e mudando a forma de vermos a sociedade que muitas vezes julga pelas aparências e habilidades.
Nota do Editor:
Esta publicação é a primeira edição das “Resenhas do André”, um engenheiro que gosta de ler e passou a escrever Resenhas dos livros que lê para o Jornal Caboclo, que as publica para quem quer ter uma ideia do que trata o livro título! A Resenha 02 pode ser lida em:
http://jornalcaboclo.com.br/index.php/2023/08/03/o-grande-gatsby-escreve-andre-oliveira/
_________________________________
Sobre o Autor: André Silva Oliveira é Engenheiro Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e sócio fundador da Inova Energia e Engenharia www.inovaenergia.net.br e https://www.instagram.com/inovaenergia/
______________________________
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
______________________________
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
_______________________________