Realizada com sucesso a 1ª Noite Cultural da Tradição Gaúcha em Caçador, escreve Edison Porto
União das entidades tradicionalistas é demonstração do companheirismo gaúcho numa noite de garbo e alegria.
Por Edison Costa Porto
A característica marcante da cultura gaúcha é o companheirismo. Um modo de ser elegante, de comportamento amistoso, leal, bondoso e cheio de cortesia no convívio entre as pessoas.
Foi esta marca de cavalheirismo e amizade que se viu no surgimento da CCO – Comissão Central Organizadora da Semana Farroupilha de Caçador 2023, numa sugestão do Diretor Municipal de Cultura, Nelson Molinski para aglutinar a vontade dos tradicionalistas da cidade de celebrar a tradição gaúcha na semana que lembra a Revolução Farroupilha.
Uma vez eleita CCO, foi escolhido como seu presidente, o Sr. Nelson Costa Junior, eleito por aclamação, porque todos podem até não falarem, mas veem nele a representação desta marca gaúcha de elegância e cordial amizade que certamente herdou de seus pais, o saudoso Sr. Nelson Costa e Dona Noêmia. O Junior Costa, como é conhecido, é de fala calma, mas firme, se expressa bem e demonstra conhecimento e sabedoria na lida com as pessoas. Não é à toa que o negócio da família é a tradicional Casa do Gaúcho, onde se vende todo o tipo de indumentária e artefato que a vida campeira e festeira do gaúcho exige, incluindo os calçados e botas de fabricação própria.
Nesta descrição do presidente da CCO ficam expressas também as descrições dos demais membros da Comissão, professores de dança; músicos; cantores; laçadores; cavaleiros; praticantes da vida campeira; jornalistas. Pessoas de nobre estirpe que se desdobram na ajuda aos outros, que pacientemente orientam os mais jovens e conversam com os mais velhos.
O novo Diretor Municipal de Cultura, Nelson, com sua equipe, provavelmente já vinha matutando como movimentar a cidade no âmbito da sua pasta, realizando Noites Culturais. Daí, logo percebeu que o primeiro traço cultural da região a ser enaltecido numa Noite Cultural, era o da tradição gaúcha, dado o empenho de todos que notou nas reuniões relativas à Semana Farroupilha. E bingo: nasceu a 1ª Noite Cultural da Tradição Gaúcha.
Formou-se uma trama que deu muito certo: Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer em sinergia com as entidades tradicionalistas e com a Uniarp – Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe que através da sua área de Extensão Cultural cedeu seu Teatro com capacidade de 786 lugares.
Os apresentadores do evento foram o conhecido radialista Luiz Roberto Damaceno e sua colega da rádio Caçanjurê, a jornalista Angélica Alves Pereira, os dois profundos conhecedores das tradições gaúchas, foram conduzindo com entusiasmo a seguinte sequência de apresentações:
19:30 – Abertura
19:45 – Invernada Artística Maria Rosa (Lebon Régis)– Dança.
20:00 – Grupo Alma Gaúcha – Dança
20:15 – Maira Aline Pontes – Declamação.”A Voz do Pai”
20:30 – CTG Estrela dos Pampas – Canto Ronaldo Trindade – Dança.
20:45 – Grupo Herança do Contestado – Chula.
21:00 – Edemir Costa– Poesia Campeira “Bela Gaúcha”
21:15 – Grupo Herança do Contestado – Dança
21:30 – Grupo Cultura e Tradição – Dança.
21:45 – Adroaldo Ribeiro – Música – Gaita.
22:00 – CTG Sinuelo Catarinense (Fraiburgo) – Dança
22:15 – Grupo Quarteto Campeiro – Música.
22:30 – CTG Herdeiros do Pago (Videira) – Dança.
Na abertura o Sr. Junior Costa falou do evento como um aperitivo para a Semana Farroupilha que está sendo organizada para setembro e agradeceu a todos pelo envolvimento. Da mesma forma se pronunciou o Sr. Jonatas Maia, Secretário Municipal ressaltando o empenho da Prefeitura na realização de eventos como este. Em seguida se pronunciou a Sra Rosana Rachinski pela Uniarp.
A poetisa tradicionalista Maira Pontes declamou o poema “A Voz do Pai” que certamente falou ao coração de muitos, com lembranças das relações familiares com a figura paterna. O “Poeta Andarilho” Edemir Costa declamou o poema de sua autoria “Bela Gaúcha”.
Pelo CTG Estrela dos Pampas, Ronaldo Trindade com seu violão cantou “Chasque para Don Munhoz” de José Claudio Machado e depois participou da demonstração de danças do CTG, num total de 10 casais bailando.
Adroaldo Ribeiro cantou músicas acompanhando com sua gaita ponto, acompanhado pelo violonista Kevin Durek da Academia Caçadorense de Música. O grupo Quarteto Campeiro apresentou várias canções da vida gaúcha.
Foram especialmente encantadoras as apresentações com a participação de crianças, como no caso do grupo “Invernada Artística Maria Rosa” de Lebon Régis, que se apresentou com 26 integrantes, o mais novo de apenas 4 anos. Este é um projeto liderado pela Professora Sabrina Pereira, com apoio da Associação Cultural Coração do Contestado.
Crianças e jovens de 7 a 17 anos dançam pelo grupo de Caçador “Herança do Contestado” que se apresentou com 36 integrantes, incluídos seus professores Luiz Antunes, Jeferson Wegner e Osmael Pires dos Santos, os três fazem parte da Comissão que organiza a Semana Farroupilhas e foram bem ativos também na organização da Noite Cultural, convidando os grupos de Caçador e os chuleadores.
O professor de dança gaúcha Iran Lourenço do Grupo Tradição Fandangueira convidou os grupos de outras cidades que vieram por amor à tradição e às suas própria expensas, deixando uma dívida de gratidão de Caçador por este carinho com o evento da cidade, no qual deixaram sua marca de qualidade e beleza. São eles: “Invernada Artística Maria Rosa!” de Lebon Régis; CTG Sinuelo Catarinense de Fraiburgo e CTG Herdeiros do Pago de Videira.
Todas as apresentações de danças e de música foram excelentes, mas mexeu muito com a plateia o sapateado da dança da chula, com o Jeferson Wegner e Rafael Goeten de Caçador e o Osnei Scheffer, de Campos Novos. – Grupo Folclórico Celeiro da Tradição. Rafael o Osnei são dois dos melhores chuleadores do Estado, classificados entre os 5 melhores de Santa Catarina.
Com Adroaldo Ribeiro dando o ritmo da chula na gaita, a cada “desafio” no sapateado a plateia vibrava, mas o ponto alto foi a apresentação conjunta dos três chuleadores sapateando lado a lado, de frente para o público que aplaudiu entusiasmadamente.
A Noite Cultural foi encerrada com a surpreendente apresentação do CTG Herdeiros do Pago de Videira, composto de casais bastante jovens, com as prendas uniformizadas dem azul e os peões com o traje gaúcho de origem indígena, o Chiripá. Depois de uma bela sequência de danças, que incluíram espadas graciosamente movimentadas nas mãos das prendas, as luzes foram apagadas e com as espadas nas mãos dos peões, estes travaram uma “luta artística” no escuro, onde sua esgrima soltavam faíscas em cada encontro de espada, fazendo um show a parte que arrancou gritos e aplausos da plateia em pé. Um encerramento majestoso para uma noite tão bonita e alegre como é a tradição gaúcha.
—————————–
Vídeos da 1ª Noite Cultural da Tradição Gaúcha poderão ser vistos no canal Youtube Imprenautas Tradições, a seguir os links das palavras de abertura proferidas pelo Sr. Junior Costa Presidente da Comissão Central Organizadora da Semana Farroupilha, pela Sra. Rosana Rachinski D’Agostini Coordenadora da Extensão Cultural da Uniarp e, pelo Secretário Municipal de Cultura, Esportes e Lazer Jonatas Maia. Também segue o link da primeira apresentação do Grupo Invernada Artística Maria Rosa, de Lebon Régis.
_____________________
Sobre o autor: Edison Porto, Consultor de Negócios, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e acadêmico de Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da ACIJO Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Meio Ambiente da ACIC Associação Empresarial de Caçador. Presidente do Conselho Municipal de Turismo 2023/2025 e membro do Conselho Municipal de Cultura. Faz parte das diretorias da OnG Gato do Mato, do CTG Estrela dos Pampas. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo. Detentor da Marca Registrada no INPI: IMPRENAUTAS – Informação e Cultura.
______________________________
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
______________________________
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
_______________________________