Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

O Grande Gatsby, escreve André Oliveira

Resenha 02 –  livro de F. Scott Fitzgerald

Por André Oliveira

“O Grande Gatsby” é um clássico da literatura americana escrito por F. Scott Fitzgerald durante a década de 1920, uma época de profundas mudanças sociais e econômicas nos Estados Unidos. Nesse cenário de pós-Primeira Guerra Mundial, a obra se destaca como um retrato vívido do chamado “sonho americano”, ao mesmo tempo em que expõe a decadência moral e a futilidade da alta sociedade americana da época.

A história que já ganhou várias adaptações cinematográficas é narrada por Nick Carraway, um jovem escritor que se muda para Nova York em busca de oportunidades profissionais no mercado financeiro em expansão. Através dos olhos de Nick, somos convidados a refletir sobre os temas abordados no livro, como o “sonho americano”, a corrupção da riqueza e o poder do passado sobre o presente.

Nick se torna vizinho de Jay Gatsby, um homem misterioso e extremamente rico, que se destaca por suas festas extravagantes e luxuosas em sua mansão, onde a maioria dos convidados sequer conhecem o anfitrião e confabulam sobre a origem misteriosa da sua riqueza.

Nick descobre que Gatsby ama intensamente Daisy Buchanan, uma mulher da elite social, extremamente bela, mas também fútil e superficial. Os dois se conheceram antes de Gatsby ir para a guerra, mas na época ele era um jovem pobre e sua origem humilde impediu que eles se casassem. Daisy acabou se casando com Tom Buchanan, um homem rico, preconceituoso, arrogante e infiel.

Após o fim da guerra Gatsby se transforma em um homem rico e poderoso, e acredita que finalmente poderá ter sua amada de volta. Ele se torna um exemplo do indivíduo que alcança o sucesso material, mas sacrifica sua integridade moral para obter o que deseja.

O final trágico da história nos leva a pensar sobre a inevitável queda dos que constroem suas vidas sobre bases frágeis, além de questionar a busca obsessiva por uma felicidade baseada em aparências, ilusões e riquezas.

Nota do Editor: Esta publicação é a segunda edição das “Resenhas do André”, um engenheiro que gosta de ler e passou a escrever  Resenhas dos livros que lê, para o Jornal Caboclo, que as publica para quem quer ter uma ideia do que trata o livro título! A Resenha 01 “Flores para Algernon” pode ser lida em:

_________________________________

Sobre o Autor: André Silva Oliveira é Engenheiro Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e sócio fundador da Inova Energia e Engenharia www.inovaenergia.net.br e https://www.instagram.com/inovaenergia/

______________________________

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_______________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial