Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

GeralUncategorized

Jornalista calmonense será um dos palestrantes no VIII Simpósio Internacional do Contestado

Pesquisador da Região do Contestado JB palestrará em Florianópolis

Por Assessoria de Comunicação

O Jornalista da cidade de Calmon, SC, João Batista Ferreira dos Santos, conhecido popularmente por JB, será um dos palestrantes em Florianópolis no VIII Simpósio Internacional do Contestado, que ocorrerá entre os dias 02 e 06 de julho de 2024.

João Batista é jornalista e pesquisador da historia da Região do Contestado. Ele é autor do livro “A História de Calmon na Guerra do Contestado” e das crônicas: “Setembro  ensanguentado”. “A moça do armazém”;  “As botas de borracha do meu pai” e “Interior da serra acima”.

Jornalista graduado pelo centro Universitário de União da Vitória – UNIUV em 2008, JB nasceu em Calmon, SC. É Assessor de Imprensa há 27anos, Diretor Proprietário da Rádio Destaque Regional de Calmon e, repórter do Jornal da Kairos FM de General Carneiro, PR,  de segunda a sexta-feira. Ele é o Presidente do Grupo Resgate Associação.

O EVENTO:

O Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do estado de Santa Catarina (UDESC), promove de 02 a 06 de julho, no Auditório Tito Sena, em Florianópolis, o VII Simpósio do Contestado – Religiosidades de Matriz Africana e Indígena nos Movimentos Populares no Brasil e na América Latina. O evento é organizado pelo projeto Estação Contestado, coordenado pelo professor Rogéio Rosa Rodrigues, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e o Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado (GIMC).

O Simpósio reunirá palestrantes de diversas regiões do Brasil e de países como Argentina; França; Colômbia; México e Portugal. Para além do foco da Guerra do Contestado, o evento tem como objetivo colocar em diálogo pesquisadores que trabalhem com religiosidade na organização de movimentos populares no Brasil e na Amércia Latina, com destaque para sujeitos e atividades ligadas às tradições de matriz africana e indígena. Segundo os organizadores, o evento buscará estabelecer diálogo com lideranças político-sociais, pesquisadores/as populares (não acadêmicos) e professores/as da rede básica de diferentes áreas do conhecimento.

Já foi confirmado o tema da conferência de abertura: “Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana de Terreiros: os desafios no enfrentamento ao racismo religioso”, com a professora Luizi Borges, atual diretora de Políticas Públicas para Povos de Terreiros no Ministério da Igualdade Racial.

Já a conferência de encerramento terá como tema “Canudos, além do fanatismo”: as origens de um movimento popular e católico no Nordeste do Brasil (1870-1897)”, com o professor Sebastien Rozeaux, da Universidade de Toulouse, França.

João Batista disse que está muito feliz pelo convite, destacando a honra de estar ao lado de mestres em pesquisas, historiadores e professores, além de ter a oportunidade para falar de um tema praticamente esquecido: “Os Negros do Rocio em Matos Costa”. Ele declarou: “Pra mim foi uma surpresa agradável, no meio de tanta gente especializada, eu JB, caboclo do Contestado, falando da nossa história e do nosso tralho, estou honrado pelo convite”.

A organização do evento busca contemplar os seguintes eixos temáticos:

  • Catolicismo popular 
  • Religiões de matriz africana e indígena 
  • Práticas de cura popular 
  • Insurgências e movimentos populares no Brasil e na América Latina 
  • Movimentos de caráter Messiânico e/a milenarista 
  • Ensino de história, religiosidades e movimentos populares 
  • História, audiovisual e movimentos populares  
  • Usos políticos do passado  
  • Tradições e devoções populares no Brasil e na América Latina 
  • Festas religiosas e tradições culturais  
  • Cultura material, patrimônio e movimentos populares na história 
  • Movimentos de luta pela terra e tradições populares
  • Ensino de História e Movimentos Sociorreligiosos no Brasil e na América Latina

Nota do Editor: Além do jornalista João Batista de Calmon, vários estudiosos, professores, pesquisadores da Região do Contestado participarão deste VIII Simpósio do Contestado, entre eles:  Thyago Weingantner;  Patricia Frangelli; Duda Nascimento; Arthur Peixer e Karol Finn.

O evento será presencial, mas terá transmissão pela internet. Mais informações podem ser obtidas no Site Oficial do Simpósio , a seguir, onde é possível se inscrever como ouvinte:

Veja a programação do Simpósio em:

https://doity.com.br/viii-simposio-do-contestado

Conheça também:

https://www.instagram.com/estacao.contestado

______________________________

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_______________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial