Meninos do Handebol sub-14 de Caçador, mesmo prejudicados, levam o Bronze em Recife, escreve Edison Porto
Time do Colégio Aplicação fica entre os oito melhores times de handebol do Brasil na categoria masculino sub-14
Por Edison Costa Porto
Do dia 21 a 25 de setembro, o time caçadorense do Colégio Aplicação da Uniarp disputou em Recife os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Muito longe de casa obtiveram uma conquista heroica considerando que nos primeiros dias sofreram com a falta de transporte para o vai e vem entre hotel e o local dos jogos separados por uma distância de 80 km.
Uma situação desgastante como, por exemplo, no dia 22 em que terminaram os jogos às 18h, aguardaram o transporte até 22:17h, quando então partiram para o hotel com chegada lá à 1:15h da madrugada, para estarem de pé por volta de 6:30h. Horário básico para chegarem em tempo para a continuidade dos jogos, uma situação que fez com que um pai emitisse uma Nota de Repúdio para a Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE, na verdade falando por todos os familiares indignados com a situação dos jovens atletas que foram para Pernambuco representando o Estado de Santa Catarina.
Além desta Nota de Repúdio, outras autoridades de SC foram acionadas e o transporte foi resolvido, mas foi um começo com prejuízo para o estado físico e emocional da garotada que não se deixou abater e jogou com garra.
Sob a batuta do técnico Prof. Leandro Martelo o time venceu a etapa estadual dos Jogos Escolares Brasileiros e partiu para o confronto nacional em Recife, com 28 equipes representando os Estados do Brasil na disputa destes Jogos Escolares Brasileiros.
A equipe do Colégio Aplicação ficou em primeiro lugar por Santa Catarina no Grupo D, com as seguintes vitórias:
Santa Catarina 18 X 11 Sergipe
Santa Catarina 22 X 19 Mato Grosso
Santa Catarina 22 X 20 Rio de Janeiro
Com essa campanha o Aplicação ficou entre os oito melhores times do Brasil, todos que se classificaram em primeiro lugar nos oito grupos da modalidade, ganharam a chance de disputar a Série Ouro e nessa série a equipe Catarinense de Caçador terminou a competição entre os três melhores do Brasil, conquistando a tão valiosa medalha de bronze após os seguintes resultados:
Quartas de finais
Santa Catarina 21 X 15 Tocantins
Semifinal
Espírito Santo 16 X 13 Santa Catarina
Disputa de 3º lugar – BRONZE
Santa Catarina 26 X 20 Pará
Os jovens estudantes atletas do Colégio Aplicação de Caçador que representaram Santa Catarina nos JEBs 2024 foram:
Davi Henrique Toigo Belens
Gustavo Olsen
Gustavo Petrykowski Martins
João Gabriel Bogorny
Kaio Pires Camargo Ruggini
Leonardo Carvalho Muncinelli
Otavio Suchara de Souza
Paulo Henrique Rigo Locatelli
Pedro Enrique Segatto
Rian Pietro Milke dos Santos
Joao Vitor Susin
Lorenzo Nascimento Driessen
Com o retorno do time a Caçador os pais se reuniram no Sítio Recanto das Pedras para homenagear os meninos e o técnico numa agradável confraternização com os familiares, naturalmente com o característico churrasco sulista, veja o filme em:
____________________________
Sobre o autor: Edison Porto, Consultor de Negócios, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e acadêmico de Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Presidente do Conselho Municipal de Turismo 2023/2025; membro do Conselho Municipal de Cultura, do Conselho Municipal de Meio Ambiente, do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Caçador ICMBio; e da Associação dos Amigos do Museu do Contestado. Afiliado aos Clubes de Observadores de Aves do Contestado e de Caçador (COAC e COA Caçador). Faz parte das diretorias da OnG Gato do Mato, do CTG Estrela dos Pampas. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo. Detentor da Marca Registrada no INPI: IMPRENAUTAS – Informação e Cultura.
____________________________________
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
_______________________________