Equilíbrio e saúde
por Luiz Coelho
Muitos problemas de saúde são evitados através do equilíbrio proporcionado pela prática do Karatê-dô. O praticante desta arte adquire através dos exercícios, maior agilidade, flexibilidade, reflexos rápidos, percepção, força, condicionamento, etc.
A prática do Karatê-dô está inteiramente ligada a forma correta de respiração e utilização do corpo. A respiração abdominal, claramente utilizada nestes exercícios, trabalha, ajustando as funções de todos os órgãos do corpo: circulação sanguínea, aparelho excretor, sistema linfático, glândulas, sistema nervoso, aparelho digestivo, sistemas cardiovasculares e órgãos sensoriais.
É através da correta respiração que o homem consegue dominar as emoções e dela depende o funcionamento de todo o sistema orgânico do corpo. Se bem orientado, o Karatê-dô produz uma série de benefícios à saúde do praticante, em especial a criança em fase de crescimento.
______
Leia também outros textos da série “Karatê-dô reflexão”:
- A criança e o esporte educacional; clique para ler
- O Karatê-dô e o desenvolvimento das crianças; clique para ler
- O Karatê-dô e a Educação; clique para ler
______
Sobre o autor: Luiz Coelho é instrutor e estudante de Karatê-dô há 28 anos; é ainda militante social na Região do Contestado, em especial, nos municípios de Fraiburgo, Lebon Régis, Timbó Grande e Santa Cecília.
P. S. : Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
_____
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos de possíveis correções.