FCC lança projeto de preservação do patrimônio histórico em Rio das Antas
Por Assessoria de Comunicação
Uma equipe da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) esteve em Rio das Antas no dia 01-mar, para o lançamento do Projeto Horizontes do Patrimônio Pioneiro Catarinense. Na mesma oportunidade os membros da FCC realizaram uma vistoria técnica a uma das construções históricas que o município possui e que está inscrita no projeto estadual e conheceram também o Projeto Saberes.
O Projeto Horizontes do Patrimônio Pioneiro Catarinense está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, através da FCC, e é voltado aos municípios catarinenses que desejarem criar ações de preservação do patrimônio histórico. O projeto tem por objetivo identificar construções civis, lugares de sociabilidade, paisagens ou referencias espaciais pioneiras.
A partir da realização de um inventário histórico e da vistoria aos imóveis cadastrados, a FCC pretende realizar o tombamento dessas construções civis, bem como desenvolver ações de preservação e valorização das edificações, além de lançar publicações frequentes para promover o registro histórico.
De acordo com a secretária de ação social da prefeitura de Rio das Antas, Claudia Dalazen, a inserção do município neste projeto aconteceu devido a uma aproximação com a FCC a partir do projeto Saberes. Ela explica que quando Rio das Antas foi contemplada com instrumentos musicais no início de fevereiro, técnicos da fundação manifestaram o desejo de conhecer pessoalmente o projeto social e convidaram o município a fazer parte também do projeto histórico.
Já a secretária de educação e cultura, Marilena Bier, destaca o reconhecimento que a cultura e a história de Rio das Antas estão tendo com essa aproximação com a FCC. “A Fundação de Cultura fez o lançamento oficial do projeto de preservação do patrimônio histórico aqui em Rio das Antas e isso é motivo de muita satisfação para todos nós”, afirma.
A cerimônia de lançamento do projeto contou com a presença do presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rodolfo da Luz e a diretora de preservação da FCC, Vanessa Pereira. Na oportunidade, alunos do Projeto Saberes fizeram uma apresentação especial das oficinas culturais desenvolvidas no município.
Rodolfo da Luz destacou a importância do projeto lançado, que prioriza a preservação de patrimônios como o Moinho Barzotto de Rio das Antas, cuja imagem forma a logomarca do projeto estadual. “Partimos aqui de Rio das Antas para todo o estado com este projeto, tendo como ícone esse maravilhoso moinho que já está inscrito como um dos patrimônios históricos de Santa Catarina”, disse.
Para o prefeito Ronaldo Loss, o projeto vem ao encontro ao trabalho realizado pelas áreas social, educacional e cultural de sua gestão. Segundo ele, todas as ações desenvolvidas por essas secretarias visam o desenvolvimento pessoal do rioantense e a valorização de seus costumes e de sua história. “Trabalhamos todos os dias para colocar em prática programas e projetos que valorizem nossa gente e aqui estão dois exemplos, o Projeto Saberes e o projeto de preservação do nosso patrimônio histórico, que poderá incluir outros imóveis históricos além do moinho”, afirma.
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
______________________________
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
_____________________________________