Estudantes de Caçador na Copa Joaçaba de Handebol Mirim – Por Edison Porto
Trinta alunos do Colégio Aplicação, em sua primeira excursão esportiva, partiram para Joaçaba SC.
Por Edison Porto
No amanhecer de hoje, 24 de março, os Professores Leandro Martelo e Revanir Anciutti, dos Colégios Aplicação e Bom Jesus, receberam a alegre garotada que os pais trouxeram para embarcar no micro-ônibus da Prefeitura Municipal à serviço da FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES.
São meninos e meninas de até 12 anos, alunos atletas, que partiram para disputar a Copa Joaçaba de Handebol Mirim. Eles representam a Associação Caçadorense de Handebol – ACHb, filiada à Federação Catarinense de Handebol e conveniada à Fundação Municipal de Esportes. Este torneio é promovido pela LIGA CENTRO-OESTE DE HANDEBOL.
Participarão da Copa Joaçaba de Handebol Mirim (Sub 12), atletas mirins da cidade sede, Joaçaba e de Caçador; Lages; Luzerna e Videira. No segundo semestre de 2018, acontecerá uma fase de disputas de Handebol em Caçador.
Ainda não havia luz do sol, mas a “piazada” estava bem-disposta, muitos acordaram antes do que os pais e sua ansiedade e alegria era visível, afinal era a primeira vez que se juntavam para uma viagem tão longa como é de Caçador a Joaçaba, a Sede da Região Metropolitana do Contestado.
Como um dos pais, este autor sabe bem a sensação desta manhã, um misto de orgulho, alegria, mas também de certa apreensão para que todos façam uma viagem feliz, não se machuquem nos jogos e voltem em segurança para casa. A volta será no final da tarde sem hora definida, os pais serão avisados pelos professores quando devem se dirigir ao ponto de partida, na Casa de Cultura de Caçador para receber seus filhos atletas.
Ao final deste artigo o filme do momento em que o Professor Revanir passou as orientações para a viagem, alertando para os cuidados com pertences, principalmente o celular, lembrando que nestas viagens sempre “sobram roupas” e pedindo que a qualquer sinal de enjoo ou qualquer mal-estar que os alunos sentirem, de imediato avisem aos Professores.
Com o grito de guerra indígena “CAÇADOR AHOW(*) !!!”, os pequenos atletas e seus treinadores, Leandro e Revanir iniciaram a jornada rumo as competições de Handebol em Joaçaba.
(*) A expressão “Ahow” é uma antiga saudação tribal atribuída aos povos nativos americanos.
Assista como foram as orientações de viagem:
_______________________________________________
Sobre o autor:
Edison Costa Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo. Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis e da ACIJO Associação Caçadorense de Imprensa. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Diretor do Jornal Caboclo.
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
______________________________
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
_____________________________________