Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Educação e Comunidades

Porco à Pizza na Novena de Santa Rita em Caçador SC, escreve Edison Porto

Muita culinária regional é oferecida como parte da programação da 7ª Novena Festiva de Santa Rita da Igreja Matriz Cristo Redentor, Caçador SC.

Por Edison Porto

(Clique nas fotos para ampliá-las)

A 7ª Novena Festiva de Santa Rita se iniciou no dia 10 de maio e terminará no dia 22. Na programação foram incluídas delícias da culinária regional. Já nos primeiros dias foram vendidos produtos de cozinha, como: Pães; Cucas; Bolos; Grostolis; Pastéis e Batata frita (dias 10 e 11). No dia 12 pela manhã foram vendidas carnes assadas de porco e frango.

A programação religiosa é extensa com missas diárias, batizados; bênçãos das mães; bênçãos dos doentes e sofredores; unção dos enfermos; bênçãos dos empresários; bênçãos aos idosos; bênçãos das famílias; bênçãos das crianças; bênçãos aos jovens; bênçãos aos trabalhadores.

Em todos os dias, acompanhando a liturgia, ou seja, as missas e cerimonias religiosas, as noites no Salão da Igreja Cristo Redentor são encerradas com as ofertas gastronômicas com algum tema social:  Noite do Sonho; Noite do Abraço e Cachorro Quente; Noite do Pastel; Noite da Cuca com show do Padre Ederson e Thesco; Noite do Chimarrão e do Xixo (como se chama aqui o espetinho), com prosa, gaita (sanfona) e viola.

Jantar para 500 pessoas

No dia 20 (domingo), uma Romaria ao Santuário Diocesano na cidade vizinha, Fraiburgo. No penúltimo dia (21/maio) acontece a Benção aos Trabalhadores com a Noite da Esperança e do Peixe Frito.

E para encerrar a Novena Festiva de Santa Rita, no dia 22 (terça-feira), será celebrada às 19h a “Ação de Graças pelas maravilhas de Deus”, e logo após, de forma bem apropriada, para fechar a sequência de uma feliz combinação de religiosidade e gastronomia, acontecerá a Noite da Alegria e do Entrevero com Pão.

Para quem não é da região pode não entender o que é “entrevero”, mas se trata de um delicioso prato que teria sido criado pelos tropeiros quando passavam por aqui no inverno. Eles aproveitavam a abundância dos nutritivos pinhões, a semente do pinheiro araucária que dá nesta estação fria, e juntavam com o que lhes restava de carnes de gado, porco e aves. Misturavam tudo com pimentões, e todo tipo de legumes disponíveis, resultando nesta deliciosa iguaria cabocla: o Entrevero.

Ah!  Voltemos à noite de sábado, dia 19, para falar do jantar com porco à pizza, porco à paraguaia, maionese, arroz, pão e saladas, incluindo o sorteio no Bingo de dois porcos recheados. Uma comilança de delícias que vale a pena mostrar em fotos e explicar um pouco mais. Foram preparados seis porcos à pizza, cinco porcos à paraguaia e mais dois porcos recheados para sorteio no Bingo.

Porco à Paraguaia

O Porco à Pizza que não conhecido (ainda!) em outras partes do Brasil, teria sido criado há cerca de dez anos, na pequena e agradável cidade de Iomerê, nos conta o assador Silvio Pele. Na verdade, é um porco à paraguaia que uma hora antes de ser servido, recebe a cobertura de pizza, uma combinação de duas delícias que certamente não foi criada por uma nutricionista!

Um dia antes do jantar, os porcos são desossados e temperados. No dia do almoço, ou jantar no caso, os porcos totalmente abertos são assados por 5 horas, aí vem a fase de “pururucar” e o porco a paraguaia está pronto. Já o porco a pizza, recebe nesta hora antes de ser servido, a cobertura de pizza além de ser “pururucado”, e depois de uma hora estará pronto para ser degustado. Uma delícia culinária que de Iomerê vem se espalhando por toda a Região Metropolitana do Contestado (45 municípios).

Porco à Pizza, atrás Porco à Paraguaia

A renda obtida com a parte gastronômica da 7ª Novena Festiva de Santa Rita, será aplicada na reforma da churrasqueira; ampliação da cozinha e melhoria dos banheiros. Estiveram no jantar da “noite do porco à pizza e porco à paraguaia” mais de 500 pessoas e foram empregados cerca de 50 voluntários na preparação de toda a festa. O preço foi de R$ 25,00 por pessoa, com crianças de 8 a 11 anos pagando apenas R$ 10,00.

Parabéns ao CPC – Conselho de Pastoral da Comunidade que tudo organizou. Parabéns aos voluntários que fazem as noites da Novena de Santa Rita agradável, alegres e com muita confraternização.

Porcos Recheados para o Bingo
Cantando o Bingo
Os Assadores
Voluntárias da Cozinha

Sobre a Santa:

Santa Rita de Cássia

Conforme a Wikipedia: Santa Rita de Cássia, nascida Margherita Lotti, foi uma monja agostiniana da diocese de Espoleto, Itália. Foi beatificada em 1627 e canonizada em 1900 pela Igreja Católica.

Santa Rita é considerada a Madrinha dos sertões. Na cidade de Santa Cruz, Rio Grande do Norte, onde ela é a padroeira, está localizada a maior estátua católica do mundo, com 56 metros de altura.

Oração a Santa Rita de Cássia

Ó Poderosa e Gloriosa Santa Rita de Cássia, eis, a vossos pés, uma alma desamparada que, necessitando de auxilio, a vós recorre com a doce esperança de ser atendida por vós que tem o título de Santa dos casos impossíveis e desesperados. Ó cara Santa, interessai-vos pela minha causa, intercedei junto a Deus para que me conceda a graça, de que tanto necessito, (fazer o pedido). Não permitais que tenha de me afastar de vossos pés sem ser atendido. Se houver em mim algum obstáculo que impeça de alcançar a graça que imploro, auxiliai-me para que o afaste. Envolvei o meu pedido em vossos preciosos méritos e apresentai-o a vosso celeste esposo, Jesus, em união com a vossa prece. Ó Santa Rita, eu ponho em vós toda a minha confiança. Por vosso intermédio, espero tranquilamente a graça que vos peço. Santa Rita, advogada dos impossíveis, rogai por nós.

________________________________

Sobre o Autor:

Edison Costa Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo. Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO Associação Caçadorense de Imprensa, do Núcleo de Comunicação da ACIC – Associação Empresarial de Caçador e do Comtur – Conselho Municipal de Turismo de Caçador. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. É Diretor do Jornal Caboclo e criador dos Canais Youtube: IMPRENAUTAS – Informação e Cultura.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial