Fale bem com seu público – Palestra do Flavinho em Caçador SC, escreve Edison Porto
O radialista Flavinho, comunicador da Rádio Caçanjurê de Caçador, deu as dicas.
Por Edison Porto
Na tarde do sábado, 16 de junho de 2018, o comunicador (repórter, radialista, mestre de cerimônias), Flávio Henrique dos Santos, conhecido em Caçador como Flavinho, falou para leigos da igreja católica, dando dicas de comunicação com o público.
A palestra teve o título de FALE BEM COM O SEU PÚBLICO e foi uma parceria entre o Núcleo de Comunicação da ACIC – Associação Empresarial de Caçador e a Pastoral da Comunicação, com foco nas lideranças da Paróquia Cristo Redentor, porém aberto a qualquer interessado e sem qualquer custo.
O evento se iniciou com cada participante se apresentando e respondendo a questão “O que é que me cala?”, com alguns declarando o que sentiam de dificuldade para se comunicar. Muitos se referiram à “indiferença” das pessoas e à “injustiça” como aspectos que os fazem calar (entristecer).
Após as apresentações de cada um, a Profa. Adriana Alves da Cruz, do Curso de Serviço Social da Uniarp, explicou a colaboração que a Universidade vem buscando com Igrejas de várias denominações na execução em andamento do Projeto Uniarp nas Escolas.
O projeto UNIARP nas Escolas é uma iniciativa da Coordenadoria de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias da UNIARP e Comissão Permanente do Vestibular. Já foram realizadas palestras, ações sociais e recreativas, e até mesmo práticas esportivas aproximando a Universidade dos estudantes da cidade, com o intuito de fazê-los refletir sobre seu papel de cidadão e pensar nos valores humanos básicos, uma forma de lhes dar opções para uma boa escolha da profissão a seguir e dos cursos necessários para exercê-la.
Em seguida a repórter e acadêmica de jornalismo da Uniarp, Andrielli Zambonin, como Secretária do Núcleo de Comunicação da Acic, explicou os objetivos deste Núcleo que é composto por profissionais que atuam em vários ramos da Comunicação, como na indústria de sinalização e apresentação visual; gráficas; jornalistas; radialistas; assessores de comunicação de empresas e entidades; produtores de conteúdo em texto, fotos e vídeos e profissionais de iluminação e sonorização de eventos. Em sua fala, teceu comentários sobre a importância da comunicação em si, e sobre o respeito aos jornalistas, sua classe profissional, que muitas vezes é desrespeitada em seu trabalho.
Na plateia, Ministros da Palavra, Ministros da Eucaristia, entre outros voluntários que atuam nos rituais litúrgicos da igreja católica, ouviram atentamente os comentários, alertas e explicações que o palestrante Flavinho lhes passou.
Flavinho lembrou da conveniência da preparação prévia de quem irá falar para o público, como por exemplo: estudar o tema sobre o qual se pretende falar, e, levar em conta qual é o tipo de público que terá, afinal não tem sentido usar um vocabulário que os ouvintes terão dificuldade de entender. Há que se considerar que numa Igreja o público é bastante misto, tanto em termos culturais, como em relação à idade que varia de crianças a idosos.
Ele também lembrou que durante sua fala o comunicador deve ter atenção com o gestual, para não exagerar na sua movimentação desviando a atenção dos ouvintes; ter o cuidado com vícios de linguagem; e se for usar um microfone na mão ter atenção com o direcionamento do mesmo. Flavinho de forma bem-humorada exemplificou, encenando erros que as vezes se comente ao se falar para o público.
Com a vibrante palestra do Flavinho que provocou a participação de todos, o evento foi encerrado com um agradável café durante o qual os participantes puderam continuar a troca de ideias sobre a arte de se comunicar com o público.
________________________________
Sobre o Autor:
Edison Costa Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo. Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO Associação Caçadorense de Imprensa, do Núcleo de Comunicação da ACIC – Associação Empresarial de Caçador e do Comtur – Conselho Municipal de Turismo de Caçador. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. É Diretor do Jornal Caboclo e criador dos Canais IMPRENAUTAS – Informação e Cultura no Youtube.
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
______________________________
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
_____________________________________