A Academia Caçadorense de Música – ACM convida sábado (10), escreve Edison Porto
No sábado, 10-nov-2018, acontecerá a 5ª Reunião Anual Aberta da ACM, no salão nobre da Casa da Cultura às 20h, com entrada franca.
Por Edison Porto (clique nas fotos para ampliar)
Todos são convidados, a entrada é livre e sem custo, haverá apresentações musicais e homenagens a pessoas que contribuíram e contribuem para a história da música em Caçador. Será sábado, dia 10 de novembro, no salão nobre da Casa da Cultura, às 20h.
A Academia Caçadorense de Música trabalha pela cultura musical de Caçador. Ela faz pesquisas históricas e cataloga nomes de músicos e professores de música que fizeram feitos dignos de honra pela música da cidade, imortalizando seus nomes nos registros e homenagens que faz. Portanto é uma Academia honorífica que incentiva a discussão e o estudo do conhecimento musical, promovendo o crescimento cultural na área da música.
A atuação da Academia Caçadorense de Música dá o merecido reconhecimento aos nomes que fazem parte da cultura musical da cidade e evita que caiam no esquecimento.
Com o apoio da AMIMU – Associação dos Amigos da Música, no dia 11-nov-2014, os primeiros acadêmicos foram empossados no Plenário da Câmara Municipal de Caçador, nascendo a Academia Caçadorense de Música que tinha sido proposta pelo Maestro Patrick Cavalheiro, mais de um ano antes (em 03-maio-2013). Desde então são 25 cadeiras para Acadêmicos que se reúnem mensalmente para trabalhar pela nossa música e, no final do ano, abrem sua reunião para o público.
Nesta reunião do próximo sábado, tomarão posse três novos acadêmicos para ocupar cadeiras vacantes: Ulises Alejandro Mora Vega; Sara Haymussi e Kelvin Durek e serão homenageados os seus patronos, respectivamente: Armando de Paris (in memoriam), violinista, lecionou violino e tocou em diversos eventos, dentre casamentos, aniversários e solenidades; Vairene Maria Vicentin Anjos (in memoriam), pianista, professora e formadora de muitos alunos em Caçador; e Pedro Rodrigues (in memoriam), regente e fundador do coral infantil
da Nossa Senhora Rainha.
A Rede Barriga Verde de Rádios, atual mantenedora das rádios: Caçanjurê AM, 92 FM e Transamérica Pop Caçador, além de outras da região, receberá a Comenda Musical de 2018, por seu importante papel de difusão e apoio à música atualmente e nos anos de sua existência. Receberá Menção Honrosa como Destaque de 2018 o Coral da
AMIMU, destacando-se os coralistas: Iria Maria Pagno Alves, Suely Spader, Odair Nunes Cavalheiro e Shirley Almeida Cavalheiro, membros fundadores e atuantes desde 2007.
Será uma noite repleta de emoções, de história da nossa música e de APRESENTAÇÕES MUSICAIS. E é um evento adequado não só para os adultos, mas também para crianças.
Apoio: AMIMU – Associação dos Amigos da Música e Culturarte Produções.
________________________________________________
Sobre o autor:
Edison Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo. Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO Associação Caçadorense de Imprensa, do Núcleo de Comunicações da ACIC Caçador. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo, membro do Conselho Municipal de Turismo de Caçador.
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
______________________________
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
_____________________________________