Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Esportes e Cultura

Caçadorenses campeões de Taekwondo disputarão em Curitiba, escreve Edison Porto

Atletas de Caçador buscam patrocínio para continuar vencendo fora da cidade

Por Edison Porto

No final de semana de 10/11-nov, a equipe de Caçador, da Academia AGT de Tae Kwon Do, participou da Copa Sul-americana em Nova Petrópolis-RS. Todos foram campeões em suas categorias, representando Santa Catarina e o Brasil.

O Campeonato contou com mais de 350 competidores, cotando com atletas de alto rendimento da Argentina, Uruguai, Paraguai, entre outros da América do Sul.
Eduardo Cracco comenta: “Mesmo tendo uma dificuldade financeira em questão de deslocamento e alimentação, fomos lá e batalhamos para a vitória, e conseguimos!”

O Tae Kwon Do que também se escreve junto Taekwondo, é na forma abreviada TKD, é uma arte coreana e seu nome significa “Caminho dos Pés e das Mãos”.  “Do” é o ideograma chinês que significa “Caminho”  num sentido espiritual, tanto que é o mesmo ideograma para dizer TAO ( O Todo….do Taoísmo). Este ideograma no sentido de um caminho espiritual, é também usado pelos japoneses, assim temos:  Judo = Caminho Suava; Karate-do = Caminho das Mãos Vazias; Kendo = Caminho da Espada.

Igor de colete azul aplica o “Bandal Tchagui” (chute giratório)

Esta arte nasceu em 1955, quando o General Choi Hon Hi a estruturou e sistematizou a partir do seu estudo das diversas artes marciais que existiam na Coréia até então.  Nos Jogos Olímpicos de 1988 em Seul, capital coreana, o Tae Kwon Do foi apresentando ao mundo, numa exibição de centenas de atletas na Festa de Abertura. Em 2000 ele se tornou oficialmente um esporte olímpico.

Como toda arte marcial, o Tae Kwon Do não se resume só a uma luta, mas envolve uma filosofia de respeito, disciplina, integridade, autocontrole, cortesia e lealdade. Ele só chegou ao Brasil em 1970, através do Mestre Sang Min Cho.

Dia 17-nov, essa mesma equipe da ATG de Caçador, participará da II COPA INTERNACIONAL TAEKWONDO CHAMPIONSHIP, na Cidade de Curitiba – PR. Nesta competição que é a 2ª Copa Embaixador da República da Coreia, estarão presentes mais de 20 estados, Federações e convidados de diversos países.

Uma das medalhas conquistadas

A equipe caçadorense precisa de apoio, precisa de patrocínio para se fazer presente nesta COPA em Curitiba, assim como para seguir participando de competições fora da cidade, às vezes em outros Estados, como neste caso. É uma equipe dedicada e de resultados positivos que divulgam o nome da cidade de Caçador, porém sem apoio financeiro no momento.

Quem quiser colaborar, oferecer patrocínio entre em contato com os atletas :
Eduardo Cracco (49) 9 98311269
Igor Lopes (49) 9 98199970
Charleston (49) 9 99002349

 

 

 

 

 

______________

Sobre o autor:

Edison Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo. Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa, do Núcleo de Comunicações da ACIC Caçador. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo, membro do Conselho Municipal de Turismo de Caçador.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial