Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Em Caçador o Lar dos Idosos São José recebe uma Orquestra, escreve Edison Porto

Orquestra de Câmara de Caçador visita o Lar São José levando música aos idosos

Por Edison Porto

Na tarde de domingo (14-abril), a Casa Lar São José que abriga dez idosos, na cidade de Caçador (SC), teve uma movimentação diferente e muito especial que começou com músicos, entre eles crianças, chegando com seus instrumentos, alguns bem grandes, como o baixo e o violoncelo, além de violinos e instrumentos de sopro.

Orquestra de Câmara de Caçador na Casa Lara São José

Foi uma visita da Orquestra de Câmara de Caçador, mantida pela AMIMU – Associação dos Amigos da Música que no formato de um “ensaio aberto”, fez uma apresentação mais descontraída, sem as formalidades usuais de trajes e do formato oficial.

A iniciativa do Maestro Patrick Cavalheiro e dos músicos da Orquestra, teve como objetivo levar um pouco de acalento aos idosos que tanto pela sua condição física, como pelas restrições de mobilidade, em cadeiras de roda, não têm a oportunidade de ir a um Teatro, ou a uma Sala de Apresentação, onde normalmente as orquestras se apresentam.

Este gesto nobre, da Orquestra de Câmara de Caçador, nos faz refletir o quanto é importante valorizar quem tanto fez para que nos tornássemos o que somos hoje, os idosos. Muitas vezes esquecidos, principalmente quando já não estão mais no seio de suas famílias, mas que deram sua parcela de contribuição para a sociedade, assim como nós contribuímos durantes nossas vidas que esperamos ser longa, ou seja, queremos amanhã ser idosos também.

Era visível a emoção não só dos idosos, mas também dos próprios músicos e dos colaboradores do Lar São José, nesta tarde especial em que provavelmente foi a primeira vez que os idosos puderam assistir e ouvir a performance musical de uma orquestra ao vivo, ali pertinho deles. Com os idosos estavam a cuidadora Claudia Speggiorio; a psicóloga Gracieli Hamester; a assistente social Mirela Urio e a estagiária em assistência social, Maria Isabel.

Idosos na Casa Lar São José

A idosa Dona Maria Fernandes Morais, com alegria agradeceu entusiasticamente a Orquestra.  Ela trabalhou por muitos anos no Lar, posteriormente, quando sofreu um AVC, preferiu ficar abrigada nele e não com a família, uma mostra do amor que tem por aquela casa e pelo que ela representa para os idosos.

Em média são 20 músicos que compõem a Orquestra de Câmara de Caçador e, para eles, o Maestro Patrick fez o convite para que individualmente, ou em grupos, passem a levar a música para o Lar São José. Lembrando a eles a conveniência de combinar a visita previamente com a direção do Lar que pode agendá-la sem que cause incômodo na administração da casa, seguindo o exemplo desta importante ação social realizada pela Orquestra.

As músicas apresentadas pela Orquestra de Câmara de Caçador, foram:

Kanon (em português, Cânone), do compositor barroco, alemão, Johann Pachelbel (1653-1706), muito executada em casamentos por sua suave beleza.

Justo és Senhor, melodia de Loweel Mason (1792-1872), que desde 1888 passou a ser cantada com versos do Salmo 145, num trabalho de João Gomes da Rocha (1861-1947), uma obra que será cantada pelo Coral da Amimu no Recital Sacro na Igreja Ucraniana Cristo Rei, em Caçador, no dia 20-abril, às 20h.

Habanera, um trecho bastante conhecido da Ópera Carmen de Georges Bizet (1838-1875), veja em postagem da AMAR: https://www.facebook.com/AssociacaoMariaRosa/videos/279687426242191/

Pompas e Circunstâncias, de Sir Edward William Elgar (1857-1934), também muito executada em casamentos, no final deste artigo a gravação em filme feito no encerramento da apresentação no Lar São José.

O Lar São José é mantido pela AMAR – Associação Maria Rosa, cuja presidente é a Sra. Patrícia Corso Trevisol. naquele domingo estavam lá assistente social Mirela Urio, a psicóloga Gracieli Hamester, a cozinheira Leonice e a estagiária em assistência social, Maria Izabel Costa Silva. É muito importante que as pessoas façam visitas aos idosos que se sentem muito sós e de certa forma esquecidos, para maiores informações o telefone do Lar São José é (049) 3563-8256.

O autor agradece a enfermeira Cleide Liane Gabardo pelo apoio no levantamento de informações.

_____________________

Sobre o autor: Edison Costa Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo. Técnico em Agronegócio pelo SENAR/Fraiburgo SC; Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa, do Núcleo de Comunicações da ACIC Caçador. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial