Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Assim foi a II Cavalgada Caminhos no Coração do Contestado, escreve Edison Porto

Encontro em frente à Prefeitura

Foi um fim de semana bem diferente (10/11-ago), em Lebon Régis. Começou com a realização da II Cavalgada nos Caminhos do Coração do Contestado que teve cerca de 70 participantes. Depois de todos receberem a benção do Padre Moacir Caetano, orando com ele pedindo proteção, a cavalgada partiu da frente da Prefeitura no Centro da cidade, para percorrer cerca de 27 km por lugares históricos, no meio da natureza, até chegar ao local do acampamento.

A benção do Pe Mocir Caetano

Tudo foi organizado por um grupo de amigos liderados por Douglas Mello, que é o Prefeito da cidade. A Prefeitura apenas apoiou o evento como parte da V Semana do Contestado, todos os custos foram cobertos pelo Douglas e seu irmão, o Junior da Cooperhot, enfim, pela família Mello.  As esposas dos dois, vários de seus familiares e amigos, se envolveram na preparação de alimentos, bem como se desdobraram na hospitalidade.

Início da Cavalgada

Entre os amigos que trabalharam voluntariamente na preparação dos pratos, , estavam Secretários do Município, cidadãos de várias atividades profissionais e até mesmo o Tabelião da cidade, Assis Pinto que com sua gaita, se juntou ao gaiteiro Renato Gomes, na animação do acampamento, desde a partida dos “tropeiros”, até seu retorno, pernoite e churrascada no almoço do dia seguinte, com três ovelhas à patagônia; dois costelões à “dois fogos de chão”; pães; farofa e salada. A cerveja cada um pagou a sua, mas a caipirinha rolou à vontade e estava deliciosa com limão rosa, aqui chamado de limão amarelo.

Cavalgando no Centro de Lebon Régis

Tudo transcorreu num clima de muita amizade, companheirismo e é claro gozação, mesmo porque embora tudo planejado, um grupo de catorze cavaleiros e amazonas, incluindo o próprio prefeito Douglas Mello, ficou para trás e se perdeu dos ponteiros da tropa que retornaram ao acampamento umas duas horas e meia antes dos retardatários.

Rosangela Mello se aquece no “Jipão”

Todos estavam preocupados, mas caíram na gargalhada quando alguém sugeriu um golpe de estado na Prefeitura, propondo empossar no comando dela, o Vice-Prefeito que estava conosco no acampamento. Já estava bem escuro quando o grupo chegou e foi muita festa para eles, e alívio para quem estava preocupado. O engraçado foram as desculpas, o “Carçudo” se adiantou em dizer: “Eu tinha avisado que ia chegar atrasado…e cheguei!

Fila do Café Rural

Mas é claro que Douglas Mello não podia perder a pose de Prefeito e saiu com essa: “Eu levei a turma que estava comigo para conhecer os limites do nosso município!” – Passaram até pelo local do famoso Reduto Caboclo de Caraguatá e nas ruinas da usina hidrelétrica queimada na época da Guerra do Contestado.

Depois de um tempo para acomodar os animais e guardar as montarias, foi servida a janta com porco ao molho de mostarda e revirado de feijão, além do “bolinho espichado” que o Osmar Comper preparou. À noite a temperatura foi despencando e todos queriam ficar perto do “jipão”, apelido que por aqui dão para o fogão à lenha.

Gaita e Cantoria

Desde o jantar, até que todos fossem desaparecendo para suas barracas, veículos e cantinhos que encontraram para dormir, o fole das gaitas trabalharam nas mãos dos gaiteiros Renato Gomes e Assis Pinto (o tabelião). Muitas canções foram cantadas por todos, e até aconteceu uma bela imitação do Mano Lima, pelo Guilherme Zardo que incorporou o artista famoso, proporcionando muitas risadas.

Muitos jovens no Grupo

Foi por volta das 8h da manhã que a Cavalgada se iniciou em frente à Prefeitura no centro da cidade, mas só lá pelas 15h que chegou na Pastagem, o primeiro grupo cavalgando, era um grupo pequeno, mas alguns minutos depois apareceu um grupo maior, o grosso da tropa. E bem mais tarde o grupo dos “perdidos” que apesar da demora chegou alegre e festeiro, do meio da escuridão.

Dois Costelões, três Ovelhas à Patagônia

A “Pastagem” é propriedade do Junior Mello, que com sua esposa, Adriana, recebeu hospitaleiramente todos os participantes. Toda a família Mello se esmerou em fazer com que todos se sentissem à vontade, em casa. A Adriane (Primeira Dama) seus pais e os pais da Rosangela, esposa do Junior, também estavam nesta “lida” de receber bem. Todos ficamos muito gratos pela trabalheira que tiveram pelo simples prazer de ver todo mundo se divertindo, bem no jeitão caboclo de ser.

Fila do almoço.

Certamente o número de participantes teria sido bem maior se a data não coincidisse com o Dia dos Pais. Muita gente que costuma participar de cavalgadas, viajou para visitar pais distantes. Mesmo assim, a quantidade de amigos presentes, foi bastante razoável para proporcionar momentos que ficarão em nossas memórias como exemplo de companheirismo e amizade. O fim de semana se encerrou com o grupo reunido fazendo uma oração de agradecimento. É a religiosidade presente do caboclo, com orações no início e no fim. A Festa Cabocla continuou com várias atividades durante as duas semanas que se seguiram.

A seguir “links” para alguns dos filmes deste fim de semana no Coração do Contestado postados no Canal Youtube IMPRENAUTAS – Tradições, acompanhe o canal que mais filmes serão ali disponibilizados, de tudo que aconteceu neste fim de semana tão diferente ocorrido em Lebon Régis, a Trombudo do Contestado.

Clique no “play” e assista os filmes:

_________________

Sobre o autor: Edison Porto, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Comunicações da ACIC Associação Empresarial de Caçador. Conselheiro Municipal de Turismo pela Acijo. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial