Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Catorze toques conscienciais, escreve Wagner Borges

Que Dizem que Conhecimento não é Sabedoria!

Por Wagner Borges

1. O intelecto sem amor é como a terra sem água.

As ideias podem até ser plantadas, mas logo morrem, ressecadas pela seca do egoísmo.

2. Ninguém sabe tudo.

Todos nós sabemos apenas parte da verdade, e mesmo essa parte ainda é bem pequena.

3. A lógica do intelectual é ótima para arquitetar esquemas diversos, mas não é suficiente para equilibrar o viver da consciência.

4. Sem ética nem amor, a lógica é ilógica!

É por isso que nós encontramos tantos intelectuais enrolados demais. São craques em alguma área técnica, mas são complicadíssimos no jogo de viver e seu intelecto não é capaz de equilibrar suas emoções.

5. Alguns intelectuais morrem de medo das coisas mais simples da vida, como rir livremente de uma piada ou beijar sem precisar teorizar sobre isso.

 6. É sempre mais fácil arquitetar esquemas teóricos de como viver do que viver mesmo. Estudar o mundo externo é sempre melhor para o ego do que desvendar o mistério de si mesmo.

7. Estudar a consciência é sempre mais fácil do que ser consciente. Falar de Amor é sempre mais fácil do que expressá-lo.

Tentar congelar as emoções é sempre mais fácil do que vivenciá-las e aprender o que for necessário com a experiência dos relacionamentos humanos.

8. Esquecer-se da própria natureza espiritual é fácil, difícil é viver com ela e expressá-la corajosamente no mundo.

9. O conhecimento não é fim, é apenas meio para se chegar um dia à verdadeira sabedoria. É apenas ferramenta para trabalhar e evoluir, entendendo os mecanismos vitais. O conhecimento entende. A sabedoria compreende.

10. Estudar é muito importante, porém, prender-se ao conhecimento e aumentar a arrogância é sempre uma grande tolice. Humilhar aos que sabem menos é sempre uma prova de imaturidade. E achar que sabe muito é atestado de grande ego, nunca de inteligência.

11. Um diploma é excelente para atestar que uma pessoa estudou muito e também para conseguir uma boa colocação naquela área pela qual ela batalhou tanto para entrar. Porém, qual é o diploma que ensina alguém a viver? Que curso ensinará as artes do Amor (existe alguém pós-graduado em sabedoria?)

12. Quem puder, que batalhe muito pelo estudo que escolheu, especialize-se com dedicação e inteligência e faça bom uso disso. Mas que nunca se engane: isso é somente parte da jornada da vida, que exigirá muitas outras coisas além de um diploma (alguém é pós-graduado nas artes da paz?)

13. O intelecto sem equilíbrio é um dos maiores detonadores da Natureza. Porém, permeado pela alegria, pelo amor e pela ética, torna-se a autêntica inteligência e passa a trabalhar em favor da Ecologia.

14. O mundo está cheio de doutores e técnicos, mas carece da presença de sábios.

P.S.: Parte desses escritos foram feitos numa noite, há alguns anos, depois que li sobre novas armas químicas que estavam sendo desenvolvidas em diversos laboratórios do mundo. O papo é o de sempre, que o teste tem finalidades pacíficas e tal… Mas para a Natureza, é sempre uma agressão, não importa onde ocorra e nem qual o país envolvido.

Fiquei pensando na quantidade de cursos realizados por esses técnicos que estão planejando o teste e que as paredes de suas casas estão cheias de certificados de primeiro nível. Serão eles inteligentes mesmo ou são apenas intelectuais arrogantes detonando a Natureza?

Daí, resolvi atualizar esses escritos e escrevi mais um pouco.

Fico pensando se o sr. José aqui do bairro, que não tem nenhum diploma e é incapaz de matar um inseto, não seria mais inteligente do que esses caras? Pelo menos, penso nele e lembro-me de um cara bem-humorado e do qual todo mundo gosta. Penso nesses técnicos sem humanidade nem respeito pela Natureza e só concluo uma coisa: esses caras são burros demais!

Deixo aqui a minha admiração a todas as pessoas que trabalham com a Ciência, visando a melhoria da humanidade, pois valorizam o ser humano e trabalham na descoberta de coisas que melhorem a qualidade da vida… Aquelas pessoas maravilhosas, que descobrem a cura para muitas doenças e inventam dispositivos criativos para purificação da água, do ar e do solo e que pesquisam formas de utilização de energias não poluentes e que sabem usar sua inteligência a serviço do bem coletivo.

– Wagner Borges – mestre de nada e discípulo de coisa alguma, sempre tentando equilibrar a inteligência com o brilho do coração e um monte de risadas.

– Notas:

“A ciência é incapaz de resolver os mistérios finais da natureza, porque nós somos parte da natureza e, portanto, do mistério que tentamos resolver.” – Max Planck (1858-1947); físico alemão.

“O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.” – Isaac Newton (1643-1727); físico inglês.

“As ideias não são responsáveis pelo que os homens fazem delas.” – Werner Heisenberg; físico alemão.

_______________________

Sobre o autor:  Wagner D’Eloi Borges, nascido no Rio de Janeiro em setembro de 1961 – é pesquisador espiritualista, projetor extrafísico, conferencista, consultor da Revista UFO e colaborador de várias outras revistas como, Sexto Sentido, Espiritismo e Ciência, Revista Cristã de Espiritismo, Caminho Espiritual, e Consciência Desperta. É escritor – autor de doze livros dentro da temática projetiva e espiritual, dentre eles a série “Viagem Espiritual”, sobre as experiências fora do corpo. É colunista do Portal SomosTodosUm – www.somostodosum.com.br, e do Site do IPPB: www.ippb.org.br, dentre outros.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores

_____________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

__________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial