Corona Vírus: Superando o isolamento social, escreve Sara Haymussi
Acalme-se! Você não está só.
Por Sara Haymussi
Talvez não te sirva de consolo, mas estamos TODOS vivendo a mesma história, juntos num mesmo barco que ainda não temos a certeza se vai afundar ou não. Bate uma insegurança e muitas dúvidas sobre como proceder e como sobreviver a essa pandemia.
Cada um de nós está assimilando de uma forma e tentando manter o equilíbrio; uns mais tranquilos achando que há certo exagero da mídia e outros que já se encontram em desespero, sem conseguir manter a calma que o momento exige e com isso apresentando manifestações físicas deste temor, como aumento da pressão arterial.
Deixo aqui algumas sugestões que espero possam te ajudar e a primeira delas é que se EVITE O EXCESSO DE INFORMAÇÕES que estamos recebendo através da mídia, afinal você não precisa ver todos os vídeos e todas as mensagens que chegam até você e também não precisa ficar o tempo todo em frente à televisão. Procure usar um filtro, porque esse excesso produz uma fixação no assunto que não é saudável.
Se você faz parte do grupo que se encontra em casa em isolamento, procure se lembrar de todas aquelas coisas que você dizia não ter tempo de fazer, pois estava trabalhando muito. Arrumar aquela gaveta, organizar alguns documentos, aquele tricô ou bordado, um livro ou um artigo que você separou e nunca leu.
Mas evite ficar o dia todo no computador, no celular ou jogando. Importante você estabelecer uma ROTINA DIÁRIA, se preparar para que o dia não se arraste e que a noite chegue e você que não usou sua energia toda, agora está sem sono, chateado, irritado. Por isso, busque atividades diárias que te causem algum “cansaço”. Coloque um vídeo, uma música na TV e dance, cante.
Aproveite o momento para REFLEXÕES sobre você, sobre sua vida e aceite as medidas que nossos governantes estão padronizando. Não seja o “DO CONTRA”… Não há como fugir às regras e muitos questionamentos geram aborrecimento e desânimo. Lembre-se que você não está sendo punido, mas sim protegido.
Tem gente falando que estamos sendo castigados pelo próprio universo pela maneira como estaríamos tratando nossa mãe TERRA, mas prefiro não buscar as razões pelas quais essas catástrofes acontecem de tempos em tempos. Por opção minha prefiro aceitar e aquietar a mente buscando equilíbrio através de MEDITAÇÕES, outra forma que você pode usar para suportar esse afastamento social.
Se você tiver pensamentos pessimistas ou se sentir muito sozinho, ligue para os amigos, para algum familiar, busque uma terapia… PEÇA AJUDA! Mesmo distantes, podemos estar juntos!
_________________
Sobre o Autor: Sara Haymussi Sales, Natural de Caçador (SC), formada em Piano e em Musicoterapia no Conservatório Brasileiro de Música (CBM) no Rio de Janeiro (RJ) e em Psicologia no Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR) também no Rio de Janeiro (RJ) – Professora de Piano OMB 33442; Psicóloga CRP-SC 18627 e Musicoterapeuta AMT-SC 033/2019, Associada da Apsic – Associação de Psicólogos de Caçador, Pianista, Ocupa a cadeira nº 14 da Academia Caçadorense de Música – Atendimento a domicílio cel/whatsapp (024) 98803-2071 – E-mail: sarahay.psi@gmail.com
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
______________________________
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
_____________________________________