Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Ciência ou Fé

Prática saudável ao amanhecer, escreve Edison Porto

Respire fundo, faça uma prece e beba água  

Por Edison Porto

Ao acordar pela manhã, há quem se entregue automaticamente ao ritual matinal de higiene, café da manhã e ir para o trabalho ou para a escola, sem perceber a benção que é começar um novo dia.

Na vida cada vez mais corrida que todos levamos e que só uma Pandemia nos faz dar uma parada, bombardeados por informações de todos os lados, redes sociais, TV, rádio, etc., é muito bom e necessário dar umas paradas, olhar para a natureza, observar os pássaros, ou o desenho das nuvens no céu azul.

Um dia-a-dia automatizado, nos rouba a oportunidade de sentirmos a beleza que está em tudo que envolve nosso corpo e o ambiente, a vida!  Por isso, é ótimo que empresas ofereçam aos seus funcionários, paradas para a chamada ginástica laboral.  Da mesma forma, é ótimo quando decidimos dar ao nosso corpo e à nossa mente, momentos de energização, seja com um bom alongamento, um exercício de respiração, ou um momento de meditação.

Pensando nisso, resolvi compartilhar uma prática que adotei há muitos anos, quando aprendia lições de vida na fraternidade Rosacruz, da AMORC – Antiga e Mística Ordem Rosa Cruz, que não tem nada a ver com crença religiosa, mas sim com os mecanismos de alimentação e qualidade de vida. Com o tempo, incrementei esta prática com uma mentalização nos sete chacras principais, ligados às nossas glândulas endócrinas, necessárias para a manutenção da vida. Explico a seguir os princípios que me levaram a crer na validade deste ensinamento e como o utilizo.

Os médicos são unânimes em afirmar, que é importante beber água. Há quem diga que beber água, logo cedo, depois de uma noite de repouso, é ótimo. Respirar é automático, mas fazer respirações profundas ajuda a limpar os pulmões que não foram muito exigidos durante o sono. Olhar para o nascer do sol é tomar um banho de energia cósmica sem mesmo percebermos.  E também há unanimidade que meditar nos faz bem. E, para mim, orar, fazer uma prece, recitar um mantra, nos leva automaticamente à meditação, por mais rápido que ela seja.

Então, aqui vai a prática matinal que sugiro:  Ao se levantar, pegue um copo, de preferência de vidro, encha com água, vá até uma janela ou porta, e olhe na direção do leste (nascer do sol). Segure o copo com as duas mãos na frente do seu plexo solar (barriga).

Inspire lenta e profundamente, imaginando uma bola de luz viva e pulsante, dourada, ou da cor que preferir, no topo da sua cabeça (chacra coronário – glândula pineal), expire. Repita esta operação de inspirar imaginando a bola de luz, agora na sua testa (chacra frontal – glândula hipófise ), expire. E siga este procedimento, repetindo nas seguintes posições: No peito (chácra cardiáco – coração/timo).  Na região do umbigo (chacra umbilical – pâncreas). No baixo ventre (chacra sexual – gônadas/testículos ou ovários). E, por fim, imagine esta bola de luz entre o ânus e sua genitália (chacra básico – glândula suprarrenal).

No término desta sequência, beba a água que pelos procedimentos que fez estará energizada, ao mesmo tempo, pronuncie ou mentalize a seguinte prece:

“Que a Força Vital do Universo, entre em contato com o espírito que há no meu corpo, retire as impurezas e renove as minhas energias. Assim seja!”

Experimente e adote como prática matinal, certamente lhe fará bem.

Para quem não conhece o que é chacra, transcrevo breve explicação:

Sete Chacras principais

Chacras – do sânscrito – são os centros de força situados no corpo energético e têm como função principal a absorção de energia – prana, chi – do meio ambiente para o interior do campo energético e do corpo físico. Além disso, servem de ponte energética entre o corpo espiritual e o corpo físico. Os principais chacras são sete, que estão conectados com as sete glândulas que compõem o sistema endócrino: coronário, frontal, laríngeo, cardíaco, umbilical, sexual e básico.

E para quem quiser conhecer ainda mais, sugiro ver o texto “Chacras e Cura Psíquica –II”  no link do IPPB – Instituto de Pesquisas Projeciológicas e Bioenergéticas

http://www.ippb.org.br/bioenergia/chacras-e-cura-psiquica-ii

___________________________

Sobre o autor: Edison Porto, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo; Técnico em Agronegócio pelo SENAR SC; Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Comunicações da ACIC Associação Empresarial de Caçador. Membro dos Conselhos Municipais de Turismo e de Cultura de Caçador. Participa da ONG Gato-do-Mato. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

2 comentários sobre “Prática saudável ao amanhecer, escreve Edison Porto

  • Parabéns Édson Porto!! A cada dia te admiro mais e mais!!! Um grande abraço amigo!!!

    • Grato Gisele, a admiração é recíproca. Além desta tema, eu estou publicando uma sequência de relatos sobre a minha primeira viagem ao exterior, contando como foi no Japão (depois de uma semana entre Califórnia e Havaí). E também publicarei uma série de artigos contando como desde criança fui me envolvendo com a cultura japonesa, esbarrando também na chinesa e coreana. Espero que goste destas leituras também, sempre ilustradas com fotos da época. Abraços.

Fechado para comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial