A natureza em arte e calendários, escreve Simone Jospin
Minha história com os calendários
Simone Jospin
Desde que comecei a fazer gravura, na época da faculdade nos anos 70/80, eu sempre fazia cartões de Natal, na época em que as pessoas ainda enviavam cartões de Natal. Aos poucos com o passar dos anos as pessoas passaram a enviar cartões virtuais de Natal pelas redes sociais, e os cartões se tornaram obsoletos de uso muito eventual.
A partir de 2017 eu tive então a ideia de começar a fazer calendários de mesa e de parede.
Meu primeiro calendário feito para 2018 teve como tema a mixiriqueira, uma árvore que adoro desde criança, e sua evolução. Os desenhos, que partiram de uma gravura “energie”, mostram a mixiriqueira nas diferentes estações do ano. O calendário era dividido em trimestres.
As mixiriqueiras de 2018 em várias fases.
O calendário para 2019 teve como tema as árvores brasileiras, neste já com desenhos para todos os meses. Pout-pourrit, Pau Brasil, Jaboticabeira, Manacá da Serra, Quaresmeira, Pitangueira, Ipê Rosa, Laranjeira, Ipê Amarelo, Jacarandá Mimoso, Cedro Rosa, Pau Ferro e Araucária.
Para 2020, foram imagens diversas, desenhos feitos durante o ano 2019 já em terras italianas. Guarda-chuvas, Janela de luz, Deusa do amor e Cupido, Rio, Bonito, Paris, Salpicadas flores, Sicília.it, Mantova-Como, Marseille, Parque, Sampa e Campanários.
Já em 2021, foram imagens italianas. Mosaicos, Montgolfière, Val del Torta, Monterigionni, Délicate, Papaveris, Ville, Bici, Jour de pluie, Vendemie, San Giovanni in conca, Parapluie e Campos de Trigo.
Em 2022 o tema foi Parcours Paris x SAMPA. Reprodução de gravuras feitas para um livro. Capa um desenho, Sacré Coeur, Pico do Jaraguá, Institut du monde Arabe, Copan-Italia, La grande arche, MASP, Reverbères-Eiffell, Ponte Estaiada, La coulée verte, Marquise do Ibirapuera, Champs Elisée, Minhocão.
Em 2023 o tema foi do evento Marseille Provence 2013 – Capital Cultural da Europa: “MP13 et moi, 10 ans après!!!” Reprodução de um painel de gravuras feito em 2013: La ciotat, La criée (ouverture MP13), Mairie du VIIIème , La carrière de Bibemus, La calanque de Sourmius, Le pelerinage Notre Dame de la Garde, Parc Borely, L’Estaque, J1, Et Moi…, La Bibliotèque Gaston Deferre, Les adieux, Euromed.
Em 2024 Majestades do Mediterraneo. Ciotat, Bosco della Mesola, Taglio del Pò, Via Veneto, Bosco Verticale, Padova, Oasi di Cà Mello, Monza, Siena, Firenze, Bibemus, Parc Borely, Como. Este último está a venda com envio pelo correio para todo o Brasil.
Aqui a história da origem do Calendário de 2023:
Descrição do painel: total de 15 gravuras montadas como um varal conforme foto acima.
Este trabalho, feito especialmente para aplicar à mostra FIG Bilbao 2013, resume minha vivência na abertura do evento MP13 (Marseille Provence 2013 – Capitale Culturalle de l´Europe) e minha estadia em Marseille de Dezembro 2012 a março 2013.
As gravuras foram fruto de levantamento fotográfico e registros de viagem e retratam também as minhas impressões dos lugares onde estive e vivi neste período.
O painel compõe 15 gravuras e o que as entrelaça é a sua localização no mapa de Marseille, como fundo, fazendo ao mesmo tempo uma moldura e unindo as partes.
A idéia de fazer um varal, é também um paralelo Marseille x Brasil. Marseille com seus inúmeros varais pelos cantos da cidade sob janelas e varandas, trazendo sempre a presença alegre e colorida de seus habitantes decorando a cidade. Brasil com a literatura de cordel, e seus varais de gravuras que ilustram suas histórias e contos populares.
Mas cada gravura tem vida própria, foram selecionadas 13 do painel total de 15:
1. L´Estaque, XVI ème arrondissement, um bairro que cresceu motivado pela exportação das famosas telhas francesas. As casas dos oleiros eram construídas com retalhos das telhas quebradas, ou muito queimadas, ou recusadas pelo exportador. E com sobras de argila os oleiros faziam esculturas em cerâmica para ornar suas casas, praças e ruas. (530mm x 530mm). (Julho)
2. Euromed. Bairro ao Norte da cidade, com ampla renovação urbana, edifícios novos, reabilitados, tramway, novos museus Gaston Defferre, FRAC, J1, La Friche Belle de Mai. As Docas foram transformadas em um conjunto de escritórios horizontal, com uma passarela ao centro com espelho de água com cobertura de vidro para ver o céu azul do Mediterrâneo tanto através do teto como no reflexo da água. (460mm x 530mm). (Dezembro)
3. Bibliothèque Gaston Defferre. Exposição com objetos achados no Rhône, entre os quais a escultura da cabeça de Julio César muito bem conservada por séculos na água doce do rio, assim como peças em cerâmica, adornos e objetos diversos. (460mm x 530mm). (Outubro)
4. Carrières de Bibémus, Aix en Provence. Uma antiga pedreira que serviu como retiro, atelier e cenário para as aquarelas de Cézanne, Impressionam as árvores que insistem em crescer entre as pedras… é a natureza mostrando toda a sua força. (460mm x 530mm). (Março)
5. J1. Armazém revitalizado para local de exposições, centro cultural e eventos. Exposição Méditerranéens, contando as origens das conquistas do mediterrâneo, desde a antiguidade até os tempos modernos, mosaicos, cavalo de Tróia, epoéia de Ulisses, barcos a remo, etc.. (530mm x 530mm). (Agosto)
6. Les adieux. Passeio pela Corniche, Le Vieux Port e seu espelho, Le Panier, La porte d´Algérie, l´Archipel du Frioul, et bien sur le couché du soleil. (530mm x 460mm). (Novembro)
7. Le pèlerinage Notre Dame de la Garde. Subida a pé de Périer até Notre Dame (notre Mère, como dizem os marseilleses. Igreja de São Benedito na passagem e a imagem da Pietà que emociona tanto… guardando a cidade lá do alto. (460mm c 460mm). (Maio, pelo dia das mães)
8. Ouverture MP13. Mágico com “la criée” (gritos e declamações) por todos os cantos da cidade exatamente à meia noite na abertura do evento.(460mm x 460mm). (Janeiro)
9. Parc XXVIème Centenaire. Parque que comemora os 2600 anos de história de Marseille. (460mm x 460mm) (não está no calendário)
10. Et, la vie… Retratos da vida marselhesa. Varais em todos os lugares, torcedores do OM, trenzinho no Vieux Port, e muitas, muitas obras. Gruas por todos os lados. (540mm x 460mm) (não está no calendário)
11. Parc Borely. Esta árvore secular fez uma janela em seu tronco. Daí… dá pra ficar espiando a ilha dos namorados.. (530mm x 610mm). (Junho)
12. Mairie du VIIIème. Parque da Prefeitura. Com suas árvores majestosas. (460mm x 610mm). (Fevereiro)
13. Calanques de Sormious. Não se pode dizer que conhece Marseille sem passear pelas Calanques, a cada rocha entrecortada pelo mar uma surpresa. Água transparente e turqueza e plantas que nascem entre as rochas. (460mm x 610mm). (Abril)
14. La Ciotat. Calanque especial, pois foi a primeira que eu visitei e esta árvore me impressionou, pois se debruçando, parecia querer beber a luz e as águas do Mediterrâneo. (460mm x 610mm). (Capa)
15. Et moi… Aprendi demais com essa viagem e a vivência de todos esses lugares que visitei e pude descobrir a cidade “não turística” com sua beleza tão particular e inesperada. Uma viagem em muitos sentidos. (530mm x 610mm). (Setembro)
Descrição Técnica: Linoleo e xilogravura Dimensão total (L x H): 2560mm x 1620mm Suporte: Linóleo Madeira MDF Número de matrizes: 22 matrizes Número de gravruras: 15 Cores: 8 Edição: três cópias Atelier: Pintar, provas feitas pelo artista Data: fevereiro e agosto de 2013
___________________________________
Sobre o Autor: Simone BC Jospin São Paulo, Brasil em 1955, FAUUSP 1981 arquiteta e gravadora.
1975 sob a direção de Renin Katz, Exposição “Xilogravura no Paço nas Artes”. 1982 EBART curso de ilustração com Zélio e Ziraldo com publicação dos melhores desenhos.
Depois de 1990 trabalha a policromia, sempre visando técnicas de impressão manual, participa de várias exposições coletivas.
2013 Estágio “Linogravure Grand Format” Centre de la Gravure et de l’image imprimée, Bélgica. 2018 Oficina de Criatividade – Introdução à la gravura para crianças de 6 a 15 anos, e como resultado uma exposição coletiva dos trabalhos doa alunos e individual da artista, Alphaville e São Paulo, SP. Publicação de vários livros de artista, gravuras, fotos , aquarelas e desenhos.
2016 – à…. sempre com o desafio de fazer um desenho por dia, ou pelo menos uma foto.
Cel./Whatsapp: +39 351 8193193
Endereço: Via Umbria, 4D
20068 – Peschiera Borromeo – Milão – Itália
____________________________
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
______________________________
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
_____________________________________