Caçador se despede de sua Cidadã Honorária Ornilda Busato
Velada na Câmara de Vereadores o sepultamento aconteceu neste domingo (21), às 11h, no Cemitério Municipal
Assessoria de Comunicação
Faleceu neste sábado (20), aos 89 anos, a Cidadã Honorária de Caçador, Ornilda Naide Zanchi Busato. O corpo está sendo velado no plenário da Câmara Municipal e o sepultamento acontece neste domingo (21), às 11h, no Cemitério Municipal.
Nascida em Carazinho (RS) em 14 de setembro de 1934, Ornilda era filha de João Antônio Zanchi e Joana Zanchi. Transferiu-se com a família para Caçador em 1936, com dois anos de idade. Estudou nas escolas Paulo Schieffler e Nossa Senhora Aparecida. Posteriormente fez o curso de contabilidade.
Casou-se com Nelson Eugênio Busato em 18 de dezembro de 1954, com quem teve cinco filhos: Maurício, Maeve, Geraldo, Alexandre e Siomara.
Além do espírito empreendedor, destacou-se ao longo da sua vida pelo trabalho voluntário em prol da comunidade, especialmente em setores como educação, alimentação e saúde, sendo incansável na busca por recursos junto aos órgãos públicos para o desenvolvimento das ações.
Participou ativamente da Associação das Damas de Caridade de 1965 a 1987 (seguiu por mais alguns anos como conselheira), onde, dentre as ações, auxiliou na doação do espaço onde funcionou a Casa Lar São José até o ano de 2023, abrigando dezenas de idosos do município.
Colaborou nas atividades e eventos da Igreja Católica e foi presidente da APAE de Caçador entre os anos de 1996/1998, 2000/2002, 2003/2004.
Na vida empresarial esteve ao lado do esposo e filhos à frente da empresa da família, Laminados AB, contribuindo para o desenvolvimento de Caçador através da geração de inúmeros empregos e renda.
Todo este trabalho foi reconhecido no ano de 2001, quando recebeu da Câmara de Vereadores o Título de Cidadã Honorária de Caçador, a mais alta honraria do município, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade.
O presidente do Legislativo, Itacir Fiorese (Fically) externa o profundo pesar e destaca a dedicação incansável, a generosidade e o compromisso de Ornilda com o bem comum, deixando um legado imensurável à nossa cidade. “Foi um exemplo de cidadania e amor ao próximo, sempre disposta a ajudar e a servir sua cidade com dedicação e fervor. Neste momento de dor e saudade, expressamos nossas mais sinceras condolências à família e aos amigos. Que encontrem conforto na lembrança dos momentos compartilhados e na certeza de que seu legado perdurará através das gerações”, completou.
___________________________
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
______________________________
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
_____________________________________