Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

O Tempo e o Vento, escreve André Oliveira

Resenha 05 – um romance histórico de Erico Verissimo publicado em 1949

Por André Silva Oliveira

O Tempo e o Vento é uma obra monumental de Erico Verissimo, que mergulha o leitor na rica história e cultura do Rio Grande do Sul através da saga da família Terra Cambará. Com uma narrativa rica e personagens memoráveis, a trilogia se destaca como um clássico da literatura brasileira.

“As tradições do Rio Grande do Sul se mantém fortemente cultuadas” – Foto do Grupo de Integração Gaúcha em Caçador SC

A primeira parte desta trilogia é O Continente, que já foi adaptada para o cinema e consolidada como uma referência cultural. A história começa em 1745, com a chegada de uma índia grávida à Missão Jesuíta de São Miguel. Ela morre ao dar à luz um menino chamado Pedro Missioneiro. Pedro cresce dentro da Missão e, após as guerras Jesuíticas, vaga sem destino pelo Continente de São Pedro (Rio Grande do Sul), lutando contra os castelhanos para defender as fronteiras brasileiras.

Uma jovem chamada Ana Terra encontra Pedro muito ferido na beira de um riacho, sua família o acolhe e Ana se apaixona pelo rapaz. Do amor destes dois personagens nasce Pedro Terra. Depois de vários e terríveis acontecimentos, os poucos sobreviventes da família Terra, entre eles Ana Terra e seu filho Pedro, enfrentam uma difícil viagem até o povoado de Santa Fé, onde se estabelecem.

Em Santa Fé, o filho de Ana se casa e tem dois filhos, Bibiana e Juvenal. Bibiana se torna uma linda mulher, desejada por Bento Amaral, filho do fundador do povoado. Em 1828, o charmoso e intrépido Capitão Rodrigo Cambará chega ao povoado, causando tanto admiração quanto repulsa. Apesar dos avisos de que não é bem-vindo e após um duelo com Bento Amaral, Rodrigo decide ficar no povoado e se casar com Bibiana Terra, iniciando assim a família Terra Cambará.

A trama da família Terra Cambará se desenrola em Santa Fé, que ao longo de gerações evolui para se tornar um município. No entanto, essa transformação não ocorre sem conflitos. Santa Fé se torna palco de disputas políticas acirradas e participa de várias guerras e revoluções. Todos os homens da região, em algum momento, são arrastados para a guerra, deixando as mulheres na espera angustiante pelo retorno de seus filhos e maridos.

“Os CTGs – Centros de Tradições Gaúchas se espalham pelo Brasil e existem até em outros países” – Foto do Grupo de Integração Gaúcha em Caçador SC

Durante a trama o leitor é apresentado a personagens incríveis como o Dr. Carl Winter, um médico alemão que chega ao Brasil com a intenção de não se fixar em nenhum lugar, mas após passar por Santa Fé não consegue mais ir embora. Sua chegada à região traz um contraste cultural, já que ele é um homem culto, de boa educação e com uma personalidade reservada, muito diferente do povo local e até dos colonos alemães que se estabelecem na região na mesma época.

Outro personagem muito interessante e que apresenta ao leitor as características do gaúcho daqueles tempos é o capataz Fandango, homem alegre, forte e trabalhador, que participou de várias “peleias” e conheceu todos os cantos do continente conduzindo tropas de gado. Fandango conta muitos “causos” e diz que morrerá no lombo de um cavalo ou dançando.

O Tempo e o Vento é uma leitura essencial para quem deseja compreender a história e a cultura do Rio Grande do Sul. Através de seus personagens profundos e bem desenvolvidos, Erico Verissimo abre uma janela para o passado, repleta de dramas pessoais e conflitos sociais.

Nota do Editor: Força e permanência das Tradições Gaúchas – As fotos que ilustram esta resenha foram feitas num baile de formatura de curso de dança do Grupo Integração Gaúcha de Caçador, SC, que além da dança passa as formas corretas de se trajar, tanto para as prendas, como para os gaudérios, tudo dentro das normas do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho. Só nesta cidade há outros três grupos como este o que mostra a força das tradições gaúchas que está presente nos vários rincões do país.

98 casais que se formaram no Curso de Dança com 14 ritmos em 08 de junho de 2024, do Grupo Integração Gaúcha – Caçador SC

______________________________

Sobre o Autor: André Silva Oliveira é Engenheiro Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e sócio fundador da Inova Energia e Engenharia www.inovaenergia.net.br e https://www.instagram.com/inovaenergia/

______________________________

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_______________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial