Audiência pública debateu ações para inibir vandalismo em patrimônios públicos
Principal atrativo turístico e cultural de Caçador passa a ter segurança contra vândalos
Por Assessoria de Comunicação
O Museu do Contestado passará a contar com a presença de guarda noturno a partir de agosto. A informação foi repassada pelo diretor da Guarda Municipal, Alessandro Gonçalves, na noite desta terça-feira (11), durante audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores de Caçador, sobre medidas a serem tomadas para inibir ações de vandalismos em patrimônios públicos do município.
O foco do debate foi a necessidades de ações urgentes para evitar depredações nos vagões do trem Maria Fumaça, que foi restaurado recentemente pela iniciativa privada e já é alvo de vandalismo.
“Uma das reivindicações era a presença física da Guarda Municipal neste espaço, especialmente no período noturno, quando as ocorrências acontecem. Esta informação nos traz um pouco de alívio e poderá inibir que este bem público, o símbolo do nosso Município e da história do Contestado, seja depredado por vândalos que transitam naquela região”, destaca o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, Johny Marcos.
A audiência pública contou com a presença de representantes do setor cultural, do IPPUC e da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer; do Conselho Municipal de Cultura, da Guarda Municipal, vereadores e demais pessoas interessadas.
Ao final, ficou definida a criação de uma comissão especial para analisar todas as sugestões apontadas na audiência e que coordenará os trabalhos na busca, junto aos setores competentes, da efetivação dos apontamentos apresentados no debate.
Nota do Editor: O tema vandalismo, principalmente no conjunto Museu do Contestado, Locomotiva e Vagões, vem sendo debatido no Conselho Municipal de Políticas e Patrimônio Cultural de Caçador há muito tempo. O IPPUC apresentou projeto de cercamento do trem conforme reivindicação dos voluntários (Sindicato da Madeira) que fizeram a maravilhosa recuperação dos vagões, embora o projeto procurasse minimizar o isolamento do conjunto do público, o Conselho preferiu levar o tema para uma discussão mais ampla, resultando nesta Audiência Pública. O resultado foi de alegria geral, para os conselheiros, representantes do IPPUC, do Turismo e presentes em geral, terminando a Audiência com uma salva de palmas ao Diretor da Guarda Municipal, Alessando Gonçalves, que aparece discursando na foto de capa deste artigo. Na mesma noite recebemos uma foto de uma viatura no Museu. Parabéns a todos os envolvidos.
______________________________
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
______________________________
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
_______________________________