Acadêmicos da UNIARP iniciam atividades de revitalização da Eco Barreira do Rio do Peixe
Um projeto da Universidade que beneficia comunidade
Por Assessoria de Comunicação
Dia 10 de julho, acadêmicos da UNIARP bolsistas do programa Universidade Gratuita (UG), iniciaram as atividades do Projeto de Revitalização e Monitoramento da Eco Barreira do Rio do Peixe. O trabalho tem a supervisão da professora Angela Cristina Paviani.
As atividades práticas começaram com a desmontagem da estrutura antiga e a lavagem das bombonas que servem de base para a nova barreira ecológica.
Este projeto de extensão tem como objetivo revitalizar e monitorar a Eco Barreira do Rio do Peixe, contribuindo para a preservação ambiental e a melhoria da qualidade da água.
A Eco Barreira se caracteriza como um mecanismo ambiental eficiente na sensibilização da população do município e da comunidade acadêmica, pois o processo de retenção de resíduos sólidos (lixo) na superfície da água serve como um alerta para a sociedade sobre as atividades que afetam os recursos hídricos do município.
Os acadêmicos participantes estão comprometidos em desenvolver uma série de atividades extensionistas que incluem o monitoramento e a caracterização dos resíduos sólidos retidos na Eco Barreira, além da implementação de ações de sensibilização da comunidade para os cuidados, destino correto do lixo e ações de educação ambiental.
O projeto promete trazer benefícios significativos para o município e servir como modelo para iniciativas semelhantes em outras áreas.
Nota do Editor: Como diz o texto, é fato que o projeto inspira iniciativas semelhantes, como foi o caso da CGH Bom Jesus que percebeu a possibilidade de instalar uma Eco Barreira para limitar a entrada de detritos no seu sistema hidráulico (túnel e canal adutor). Numa das fotos o Eng. André Oliveira verifica com a Profa. Angela Paviani detalhes da construção desta Eco Barreira em 2020, início de operações da Usina.
______________________________
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
______________________________
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
_______________________________