Dia do Soldado é comemorado no Tiro de Guerra de Caçador, escreve Edison Porto
Em solene celebração 50 atiradores do TG 05-006 fazem juramento à Bandeira Nacional
Por Edison Costa Porto
O Tiro de Guerra de Caçador realizou no dia 24 de agosto uma solenidade em comemoração ao Dia do Soldado, que é comemorado em 25 de agosto, data do nascimento do patrono do Exército Brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Para o Comandante do Tiro de Guerra, Subtenente Davi Barbosa da Rocha, esta data é uma ocasião para reconhecer e valorizar a dedicação e o sacrifício dos soldados que servem à pátria. A data celebra a importância do serviço militar na defesa da nação e reforça o compromisso com os valores de coragem, disciplina e lealdade.
Ainda na solenidade, os atiradores do ano de 2024 prestaram o juramento à Bandeira Nacional, ato que tem como finalidade reforçar o compromisso e a lealdade dos atiradores com a pátria e com os princípios e valores que ela representa. Ao realizar esse juramento, os militares prometem, entre outras atribuições, dedicar-se inteiramente ao serviço da Pátria e defender sua honra, integridade e instituições com o sacrifício da própria vida.
No amanhecer com uma sensação térmica de 7 C os atiradores se perfilaram na frente do QG do Tiro de Guerra, enquanto seus familiares se acomodavam no interior do quartel para assistir a celebração solene desta data. As autoridades convidadas se postaram ao lado do Comandante para o início da comemoração que se deu com a entrada da tropa marchando e entoando a canção Fibra de Heróis.
Lida a lista de autoridades presentes, a tropa em formação foi apresentada pelo seu monitor geral para então cantarem a Canção do Exército, com uma letra que traduz o amor dos soldados à pátria.
Em seguida foi lida a Ordem do Dia assinada pelo Comandante do Exército, General Tomás Paiva para que a tropa passasse ao Juramento à Bandeira Nacional que foi trazida à sua frente para após o juramento desfilarem em continência a ela.
O Subtenente Davi, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra TG 05-006 fez seu discurso enaltecendo o papel do soldado na defesa do Brasil, muitas vezes transferido para diferentes locais do país, agradeceu às famílias que confiam seus filhos ao seu comando, agradeceu ás autoridades e aos próprios atiradores pela sua dedicação como soldados em formação.
O encerramento da solenidade se deu após o desfile da tropa em continência ao Comandante do TG. Ao final das formalidades os atiradores convidaram a todos para um momento de confraternização com a presença do Comandante, oferecendo salgadinhos e refrigerantes para seus familiares e convidados.
Conheça o Instagram do TG 05-006: https://www.instagram.com/p/C_GXEKZxDga/?igsh=YWE2dDZiMmF1YXJ4
Para ver o filme da entrada da tropa entoando a canção Fibra de Heróis acesse:
Para ver os atiradores cantando a Canção do Exército acesse:
Para assistir o Juramento à Bandeira Nacional do TG 05-006 acesse:
Para assistir o desfile em continência ao Comandante do TG 05-006 e encerramento da comemoração do Dia do Soldado acesse:
Texto e Imagens Edison Porto
_____________________________
Sobre o autor: Edison Porto, Consultor de Negócios, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e acadêmico de Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da ACIJO Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Meio Ambiente da ACIC Associação Empresarial de Caçador. Presidente do Conselho Municipal de Turismo 2023/2025; membro do Conselho Municipal de Cultura, do Conselho Municipal de Meio Ambiente, do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Caçador ICMBio; do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe e da Associação dos Amigos do Museu do Contestado. Afiliado aos Clubes de Observadores de Aves do Contestado e de Caçador (COAC e COA Caçador). Faz parte das diretorias da OnG Gato do Mato, do CTG Estrela dos Pampas. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo. Detentor da Marca Registrada no INPI: IMPRENAUTAS – Informação e Cultura.
____________________________________
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
_______________________________