Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Uncategorized

Plateia batendo palmas é regida pelo Maestro Patrick Cavalheiro em Grandes Clássicos, escreve Edison Porto

Orquestra Sinfônica de Caçador dá Concerto de nível internacional em Caçador, SC

Escreve Edison Costa Porto

O Concerto Grandes Clássicos, apresentado na cidade de Caçador, SC,  no domingo, 29, pela Orquestra Sinfônica da cidade, com regência e direção artística do Maestro Patrick Cavalheiro, mais uma vez apresentou uma qualidade de nível internacional, foi impecável na execução de onze músicas clássicas que sempre levantam o astral de quem as ouve no mundo inteiro:

  1. Sinfonia 9 “Novo Mundo” (Largo) 0 Antonio Dvorák;
  2. O Lago dos Cisnes (scene I suíte) – Piotr Hitch Tchaikovsky;
  3. Suite Peer Gynt nº 1 op.46 (In the Hall of the Mountain King) – Edvard Grieg;
  4. Sonhos de uma noite de verão (Marcha Nupcial) – Felix Mendelsssohn Bartholdy;
  5. O Barbeiro de Sevilha (abertura) – Gioachino Rossini;
  6. O Danúbio Azul (Na der schönen blauen Donau), Op. 314 – Johann Strauss II;
  7. Cavalaria Ligeira (abertura) – Franz von Suppé;
  8. Dança Húngara n. 5 – Johannes Brahms;
  9. Carmen (abertura) – George Bizet;
  10. Orpheys no Submundo (Can-Can) – Jacques Offenbach; e
  11. Radetzky March Op. 228 – Johan Strauss.

O Concerto aconteceu no Teatro da Uniarp, com o público aplaudindo muito os 51 músicos da orquestra, numa apresentação gratuita patrocinada pelas empresas da cidade através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com apoio da AMIMU – Associação dos Amigos da Música

Um belo trabalho do Maestro Patrick levando a música erudita para pessoas de todas as idades, com obras que escolheu para levar a plateia numa viagem musical por clássicos que há dois séculos emocionam e marcam a memória da humanidade.

Ao apresentar a Orquestra com o Maestro Patrick o mestre de cerimônias, Murilo Rosso, leu mensagem de homenagem ao empresário José Adami Neto que nos deixou recentemente. Pessoa muito querida na cidade, o Diretor Presidente da Adami S/A., “Zé Adami” era entusiasmado com o poder transformador da música e sempre apoiou os projetos da AMIMU. Nesta singela homenagem foi longamente aplaudido pelo público.

Ao final do Concerto, atendendo ao insistente pedido de Bis, a Orquestra Sinfônica de Caçador repetiu trecho icônico de Can-Can, com o público acompanhando com palmas que acabaram sendo regidas pelo Maestro Patrick, numa demonstração recíproca de carinho. Para ver este alegre momento do Concerto, acesse o Canal Imprenautas Música indicado ao final deste artigo.

Este Concerto será apresentado novamente amanhã, 01 de outubro, mas agora em Florianópolis, no Teatro Ademir Rosa, ás 20h, no Centro Integrado de Cultura – CIC.

O concerto teve o patrocínio das empresas Adami S/A, Rotta, Madeiras Salamoni, Guararapes, Blubrasil, Frameport, Dupla Química e Fischer. Além disso, tem o apoio de instituições como AMIMU, Uniarp, Reunidas, Fundação Catarinense de Cultura e o Governo do Estado de Santa Catarina. A realização é do Ministério da Cultura, em parceria com o Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

______________________________

Sobre o autor: Edison Porto, Consultor de Negócios, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e acadêmico de Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Meio Ambiente da ACIC Associação Empresarial de Caçador. Presidente do Conselho Municipal de Turismo 2023/2025; membro do Conselho Municipal de Cultura, do Conselho Municipal de Meio Ambiente, do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Caçador ICMBio; do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe e da Associação dos Amigos do Museu do Contestado. Afiliado aos Clubes de Observadores de Aves do Contestado e de Caçador (COAC e COA Caçador). Faz parte das diretorias da OnG Gato do Mato, do CTG Estrela dos Pampas. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo. Detentor da Marca Registrada no INPI:  IMPRENAUTAS – Informação e Cultura.

____________________________________

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

_______________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial