Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

IV Sarau de Dança do Ventre, escreve Edison Porto

Uma viagem pelo Universo da Dança a partir do Teatro da Uniarp

Por Edison Costa Porto

Alunas saúdam a Profa. Minéia Mafioleti

Na noite do dia 06 a plateia lotada do Teatro Uniarp viajou de Caçador, SC, pelo Universo da Dança, através do belíssimo espetáculo IV Sarau de Dança do Ventre, esmerada mente preparado pela Professora e Coreógrafa Minéia Mafioleti com 79 bailarinas e 1 bailarino, com a mais jovem de apenas 9 anos e outra jovem há mais tempo, com 55 anos.

Galáxias
Meteoros

O IV Sarau de Dança do Ventre foi alusivo aos mistérios do universo, começando com uma projeção de belas imagens da astronomia acompanhadas da narração de Juliano Vaz falando do início de tudo com o “Big Bang” gerando toda a matéria e segue mencionando o surgimento dos planetas, entre eles a Terra. As imagens e a narração conduzem a plateia por uma viagem pelos mistérios do Universo, destacando: tempestades solar; sol; lua; buraco negro; arco-íris; “planeta água”; meteoros; satélites; nebulosas; galáxias e a via láctea; estrelas cadentes; aurora boreal, encerrando com os Astronautas.

Buraco Negro
Astronautas

O show de dança do ventre começou ao final da projeção sobre o universo cósmico, iniciando então a viagem pelo universo da dança, com as dançarinas trajando figurinos que se adequam à coreografia relativa a cada destaque celeste que volta a aparecer na tela atrás do palco, numa maravilhosa sintonia de imagens e sons com a graça das dançarinas em seus sinuosos movimentos de dança do ventre.

Arco-~iris
Planeta Água

Foi um show que extasiou a plateia que aplaudia intensamente e se manifestava enaltecendo a beleza das apresentações, muitas vezes acompanhando com palmas. Esta apresentação anual da Oficina de Dança da Prefeitura já se tornou um marco no calendário da cidade de Caçador que é rica em talentos artísticos em todas as áreas e na dança conta também com escolas particulares também de muito sucesso, pois a dança e a música são expressões naturais da humanidade, nasceram com ela!

Planetas

Foi uma realização em parceria com a UNIARP – Universidade do Alto Vale do rio do Peixe, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Caçador que mantem as Oficinas de Artes, sob a coordenação da Luli Santos, arte pedagoga. Na área de dança a Oficina oferece aulas gratuitas para a população de Ballet, Body Ballet e Jazz com a Professora Nathalia Haas e de Dança do Ventre, Ballet, Zumba e Fit Dance com a Professora Minéia Mafioleti que pelo quarto ano apresenta o resultado do aprendizado de suas alunas no Sarau da Dança do Ventre.

Atualmente a Oficina das Artes tem cerca de 650 participantes das aulas de dança.

Professora Minéia Mafioleti

Os acessórios e figurinos são providenciados pelas alunas que contam com a ajuda de uma dançarina que é costureira e do único dançarino, também costureiro, portanto entendem bem a necessidade do grupo.

A Profa. Minéia declarou: “Já estamos na nossa 4ª edição do Sarau de dança do ventre, e todo ano buscamos melhorar e inovar com temas importantes, e apresentar um belo espetáculo ao público. Eu tenho muito orgulho e sou muito grata e por ter alunas tão talentosas, que tem paixão pela dança e não medem nenhum esforço para fazer o evento acontecer. É um ano inteiro de muito trabalho, muito ensaio, muito esforço e dedicação,  para mostrar ao público um pouquinho dos encantos da arte e a magia da dança.”

Depoimentos de alunas:

Tempestade Solar

A veterana Rosane Leier Cruz  (55) disse: “Foi incrível participar do quarto sarau de ventre da nossa querida professora Minéia, sendo que participei de todos com muito orgulho, a dança pra mim é tudo, mudou a maneira de me ver como mulher capaz de aprender e apresentar as coreografias, agradeço muito a Minéia que sempre nos motiva cada vez mais vencer os desafios maravilhosos da dança, amo demais as nossas aulas, nossas colegas da dança, a nossa profe amada, não consigo imaginar mais minha vida sem a alegria da dança do ventre.”

Sol e Lua
Via Láctea

A estreante Sandra Granemann (46) assim se expressou: “O sentimento de hoje é gratidão, gratidão a Deus e às pessoas por se fazerem presentes na minha vida na vida da dança, de saberem o quão importante pra mim que foi a primeira apresentação no sarau de dança do ventre, a primeira de muitas… Dançar não é somente dançar, é algo espetacular que eu mesmo não acreditava que conseguiria, mas como tudo que a gente ama, a gente faz bem, então colhemos os frutos disso… Muitas pessoas com admiração por todas que participaram isso é gratificante, viver esse momento foi simplesmente maravilhosooooo…. A prof então! Não tem valor que pague o carinho e dedicação que tem com todas, sem distinção alguma e todas pelo mesmo objetivo dançar e dançar, com corpo e alma pois no palco todas se transformam em verdadeiras bailarinas. Obrigadaaaa a todos!

O texto sobre os Mistérios do Universo foi preparado com base em informações disponíveis na Internet, num trabalho conjunto da Arte Pedagora Luli Santos, Coordenadora das Oficinas de Artes, como Juliano Vaz, Coordenador Regional da Fesporte que também colaborou fazendo a apresentação do Sarau e narração do filme.

É de se imaginar que muitas das pessoas que assistiram o IV Sarau da Dança do Ventre, em algum momento pensaram: “O que será que a Minéia vai aprontar no ano que vem?”

Assista no Youtube vídeos, feitos à distância com câmera fotográfica, portanto não de qualidade excepcional, mas que registraram bons trechos do IV Sarau de Dança do Ventre no canal IMPRENAUTAS Dança.  A seguir os dois primeiros vídeos, os demais acesse diretamente no Youtube.

Aqui o primeiro vídeo:

O segundo vídeo:

_________________

Sobre o autor: Edison Porto, Consultor de Negócios, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e acadêmico de Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Meio Ambiente da ACIC Associação Empresarial de Caçador; Presidente do Conselho Municipal de Turismo 2023/2025 e membro dos Conselhos Municipais de Cultura e do Meio Ambiente. Vice-presidente da OnG de Defesa da Natureza Gato do Mato; Xirú das Falas na diretoria do CTG Estrela dos Pampas. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo. Diretor Conselheiro do Grupo de Teatro Temporá; Detentor da Marca Registrada no INPI:  IMPRENAUTAS – Informação e Cultura.

______________________________

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_______________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial