Festa da Padroeira Nsa. Sra. de Lourdes na Linha Rio Bugre em Caçador, escreve Edison Porto
Um dia de fé e alegria, com Missa, artesanato, churrasco e fandango
Por Edison Porto
Neste domingo, 16, foi realizada a Festa de Nsa. Senhora De Lourdes na Linha Rio Bugre em Caçador, a festa da padroeira da comunidade que se organizou com cerca de 70 pessoas colaborando na cozinha, no bar, na portaria, na churrasqueira e no preparo do costelão de fogo de chão, para o atendimento a cerca de 700 pessoas que compareceram à festa.

Na verdade é no dia 11 de fevereiro que se comemora a primeira aparição da Virgem Maria à jovem Bernadete Soubirous, na cidade de Lourdes, França, em 1858. Embora o dia 11 seja o dia de Nsa. Senhora de Lourdes, como ele caiu no meio da semana, a Festa ficou para o dia 16, domingo.

Há mais de 80 anos que esta festa acontece sempre com muita dedicação e alegria da comunidade da Linha Rio Bugre e também de moradores de outras comunidades rurais de Caçador, SC. E claro, muitas moradores da zona urbana aparecem nestas festas rurais, para ajudar, ou por fé e, também, para o entretenimento e diversão, encontrando amigos, ou fazendo novas amizades.


Logo cedo foi celebrada a Santa Missa pelo novo Pároco de Caçador, Padre Ismael Cabral da Luz, que contou com uma apresentação de crianças trazendo flores para o altar onde estava a estátua de Nsa. Sra. de Lourdes, juntamente com duas crianças representando a Virgem Maria e a Irmã Bernadete, foi emocionante, trazendo lágrimas aos olhos de algumas pessoas.

Na entrada do Salão onde aconteceu o almoço e o baile, várias artesãs de Caçador marcaram presença expondo seus produtos que variaram de mandalas, bonecas, artefatos em tecidos, bordados, artesanato em bambu e estátuas de santas, chamando a atenção das pessoas para a beleza dos trabalhos.

O almoço festivo tinha além do costelão de fogo de chão, xixo de porco, frango, saladas, maionese e arroz. Foram 20 costelões num total de 342 kg. Para quem quisesse uma boa sobremesa, estavam à venda deliciosos bolos, pastéis e pães. Tudo preparado com muita dedicação e servido com gentileza por garotas e senhoras voluntárias da festa.

Após o almoço, o Grupo Alma e Tradição, da cidade de Timbó Grande, animou o baile, um divertido fandango com casais de todas as idades mostrando as suas habilidades na dança. Aliás, houve muita gente que chegou só para o Baile, pagando um ingresso de R$ 20,00 por pessoa. Além dos casais apaixonados, possivelmente novos casais se formaram na Festa!
Há 112 fotos disponíveis na página do Jornal Caboclo no Facebook:
https://www.facebook.com/media/set/?vanity=jornalcaboclo&set=a.1034390852040119
Veja trecho da Santa Missa em:
E parte do Baile em:
__________________________

Sobre o autor: Edison Porto, Consultor de Negócios, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e acadêmico de Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da ACIJO Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Meio Ambiente da ACIC Associação Empresarial de Caçador; Presidente do Conselho Municipal de Turismo 2023/2025 e membro dos Conselhos Municipais de Cultura e do Meio Ambiente. Vice-presidente da OnG de Defesa da Natureza Gato do Mato; Xirú das Falas na diretoria do CTG Estrela dos Pampas. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo. Detentor da Marca Registrada no INPI: IMPRENAUTAS – Informação e Cultura.
______________________________
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
______________________________
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
______________________________