Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Evento Vem Passarinhar é realizado em Ponte Serrada, escreve Lidiorlan Bortolaz

Observação de aves é uma ciência cidadã praticada no mundo

Por Lidiorlan Bortolaz

No último domingo, dia 16 de fevereiro de 2025 aconteceu mais um Vem Passarinhar, evento gratuito e para todas as idades, voltado à observação de aves. Desta vez o encontro foi realizado na área urbana do município de Ponte Serrada, mais especificamente na Rua Veranópolis, bairro Antônio Paglia, em frente à Escola Municipal de mesmo nome. A escolha do local se deu por ficar localizado em uma área de transição entre a cidade e fragmentos de vegetação nativa, local de ocorrência de diversas espécies de aves e por este local estar sendo utilizado frequentemente por um papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) solto no Parque Nacional das Araucárias, que escolheu parte da área urbana do município de Ponte Serrada para viver atualmente, pena que neste dia ele não foi avistado.

Participaram do evento 18 pessoas, incluindo desde crianças, adolescentes e adultos, de diversas profissões, como biólogos, professores, entre outros. Dentre os participantes estavam presentes membros do Clube de Observação de Aves do Contestado (COA Contestado) e integrantes do Clube Desbravadores, um grupo de aventureiros do município de Ponte Serrada. Os participantes receberam orientações sobre o evento, bem como, tiveram a oportunidade de entender um pouquinho sobre a diversidade de aves que ocorre no município, receberam binóculos e mini guias para auxiliar na identificação e observação das aves em seu habitat. Além disso, receberam algumas informações relacionadas às principais plataformas de ciência cidadã utilizadas para publicação das observações sobre as aves, como os sites wikiaves, eBird, inNaturalist e Merlin.

Neste dia foram observadas 40 espécies de aves, em pouco mais de duas horas de passarinhada. A lista completa foi publicada na plataforma mundial eBird e pode ser acessada no link a seguir: https://ebird.org/checklist/S213795941. Algumas das aves fotografadas foram também inseridas na plataforma Wikiaves, as quais se pode conferir fazendo a busca pelo site, filtrando espécies, espécies por localidade, filtrar pelo município de Ponte Serrada e se divertir conhecendo a avifauna da região.

Biólogo Lidiorlan Bortolaz

O evento Vem Passarinhar é realizado pelo Instituto Fauna Brasil, uma organização não governamental sem fins lucrativos que atua em prol do bem-estar de animais silvestres e da conservação.  Com apoio do Brazil Birding Experts, do Wilhelma Zoo e da ZGAP o Instituto Fauna Brasil incentiva o trabalho dos guias locais e contribuem para o desenvolvimento do turismo sustentável na região. Em especial, na região que abrange os municípios de Ponte Serrada e Passos Maia, onde é realizado há mais de 15 anos o projeto de Reintrodução do papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), espécie que habitava a região e foi extinta há décadas.

Anu-branco (Guira guira)

Todos são convidados, venha conhecer a diversidade das aves regionais e fazer parte do próximo Vem Passarinhar.


Ave-de-Telha (Agelaioides badius)

Nota do Editor: A observação de aves é praticada no mundo todo, conhecida internacionalmente como “bird watching”. É considerada uma ciência cidadã, porque qualquer pessoa, não importa sua formação, que se dedique a ela, acaba contribuindo com o mapeamento das avifauna nas regiões onde faz os registros das suas observações. Além do mapeamento, os observadores de aves aprendem e divulgam hábitos das aves, como está seu habitat, os tipos de alimentos dela,  as migrações existentes na região, etc.

Guaxe (Cacicus haemorrhous)

Há no Brasil inúmeros COAs, ou seja, Clubes de Observadores de Aves, alguns bem formalizados, com estatutos, regras, registros de CNPJ, outros bem informais, mas todos eles são extremamente úteis, como educação ambiental e preservação da natureza.

Peitica (Empidonomus varius)

Para conhecer mais sobre o projeto Vem Passarinhar, acesse: https://institutofaunabrasil.org.br/nossa-historia/

Sabiá-do-campo (Mimus saturninus)

Para contato com o Instituto Fauna Brasil o e-mail contato@institutofaunabrasil.org.br

Urubú-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura)

 ___________________________

Sobre o Autor: Lidiorlan Bortolaz, biólogo, ambientalista, co-fundador do COA Contestado – Clube de Observadores de Aves do Contestado, guia de observadores de aves, pesquisador da Arbórea Estudos Ambientais Ltda.

________________________________

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.  

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

_____________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial