De pão com ovo nasceu uma amizade, escreve Edison Porto
Kuchenhaus cheia de delícias e boas conversas em Mafra
Escreve Edison Porto
São três gerações de beleza, graça, simpatia, mulheres de uma encantadora gentileza e elegância no falar, que logo conquistaram minha admiração e amizade. Janine, Samira e Isabelle!
Eu me sentei a uma mesa da nova, ampla e bela sala do Kuchehaus de Mafra, SC, para tomar um café enquanto faria o “download” de fotos de trabalho que fiz durante o dia. De repente, elas surgiram conversando muito, mas só percebi a chegada e olhei de relance, estava focado no meu trabalho.

Eis que então a jovem garçonete passa à minha frente com uma bandeja do que ia servir a elas, foi então que virei para o lado e notei Janine dobrando um pão com alguma coisa. Fiquei curioso e perguntei para a mocinha: “O que foi que você serviu ali?”

A resposta foi surpreendente, porque eu esperava algo sofisticado e ela me vem com um simpático sorriso dizendo: “Pão com ovo e café com leite!”
Curioso, olhei novamente e vi que a Janine se deliciava com o improvisado sanduíche e também olhando para mim, despertada pela minha pergunta que certamente ela ouvira. Meio sem jeito tive que dizer alguma coisa, pela minha intromissão em seu lanche, e perguntei: “É bom?” Ela respondeu: “Tá ótimo!”
Depois dessa eu só pude dizer para a menina: “Quero um igual, por favor.” E voltei a me focar nas fotos que tinha feito na Usina Termoelétrica que havia visitado naquela cidade de Mafra.
Quando a moça me trouxe o pedido, afastei o “notebook” e me ajeitei para saborear meu lanche. Nunca tinha visto um pão de forma com aquela textura, quentinho, eram duas boas fatias. E dois ovos fritos como nunca vi, dá próxima vez vou perguntar o segredo para fazer ovos fritos sem o queimado marrom das bordas e com gemas moles bem cobertas, o que favoreceu a minha imitação do gesto da Janine.

Coloquei um dos ovos sobre uma fatia, dobrei no formato de sanduíche e com cuidado mordi para que a gema só escorresse para dentro da minha boca, ou dentro da própria fatia… Gente! Que delícia!
Ah… não! Tive que fotografar a segunda parte que ainda estava no pratinho, uma fatia de pão e um ovo frito que tenho a satisfação de mostrar aqui.
Já com o prato vazio eu me levantei com a xícara de café com leite na mão para conversar com as minhas vizinhas de mesa. A Samira me disse que eram de Porto União, vieram à Mafra visitar o seu pai hospitalizado na cidade.

Como não eram do local, eu resolvi corresponder à gentileza da dica do “pão com ovo”, contando a eles que almocei num restaurante que me encantou todas as vezes que lá eu fui, o “Céu & Sabor”. O cardápio daquela quinta-feira eu fotografei e mostro aqui também. Eu lhes contei que a variedade do bufê é muito interessante, incorporando pratos incomuns na nossa dieta diária, como por exemplo uma boa travessa de guacamole!
Em especial, naquele dia, o suco de ameixa estava dos deuses, a ponto de eu perguntar como foi produzido. O segredo é que além de gengibre e cravo, as ameixas são cozidas antes do preparo do suco.
Enquanto conversava sinto alguém me abraçando e dizendo: “De longe reconheci a voz dele que tem um nome muito bonito”. Era o meu xará Edson Fezer, de Caçador. Rimos e repeti que o nome dele também era muito bonito, o meu nome! A conversa foi breve porque ele estava conduzindo um casal, não perguntei se a caminho de Curitiba, ou retornando a Caçador.
E assim a conversa seguiu amistosa, trocando ideias sobre bons restaurantes em Porto União, um que eu conhecia, outro que a Samira me indicou é quero conhecer.
Passava das 19h e a panificadora já tinha fechado, elas foram para o caixa onde a simpática Ana fechava as contas, guardei minhas coisas e entrei na curta fila, quando vi a querida balconista Linelci que conheci em 2001, quando vinha da Capital de São Paulo para conhecer a cidade de Caçador no meio oeste de Santa Catarina.
Tanto a Linelci que mostro foto aqui, como a Maria, sempre muito simpáticas me atenderam na Kuchenhaus que se tornou parada obrigatória nas minhas viagens de ida e de volta entre São Paulo e Caçador. Com compras de pães, linguiça etc que sempre levei para qualquer dos dois destinos.
Uma vez em Honolulu, Hawaaii, um jovem inglês que se tornou meu amigo disse: “Numa viagem eu aprendo o que Universidade nenhuma poderia me ensinar.” E eu acrescento numa viagem sempre faço novos amigos além de aprender e compartilhar.

Por fim, conto que sigo o conselho do meu saudoso pai: “Filho, aproveite a viagem observando os lugares como se fosse a última vez que por eles passasse, porque mesmo que volte, nunca será igual!”
________________________

Sobre o autor: Edison Porto, Consultor de Negócios, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e acadêmico de Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da ACIJO Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Meio Ambiente da ACIC Associação Empresarial de Caçador; Presidente do Conselho Municipal de Turismo 2023/2025 e membro dos Conselhos Municipais de Cultura e do Meio Ambiente. Vice-presidente da OnG de Defesa da Natureza Gato do Mato; Xirú das Falas na diretoria do CTG Estrela dos Pampas. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo. Detentor da Marca Registrada no INPI: IMPRENAUTAS – Informação e Cultura.
______________________________
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
______________________________
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
______________________________